Home Cidade

Em Araraquara uma palestra sobre prevenção ao uso nocivo de drogas na saúde da mulher

Evento acontece nesta quinta-feira (24) e tem como convidada a doutora Regina de Fátima Agra Cardoso, pediatra e especialista em dependência Química e Prevenção e Promoção em Saúde pela UNIFESP.

309
A pediatra Regina de Fátima Agra Cardoso

Mediante o cenário mundial apresentado de vulnerabilidades e aumento do consumo de drogas, entre as mulheres o Amor Exigente – AMEARA e  LIGA da  PREVENÇÃO de Araraquara, grupos estabelecidos na cidade que atuam na prevenção do uso nocivo de drogas, por meio de ações, reuniões familiares, palestras, treinamentos e realização de eventos para informar a sociedade, será realizado no mês Internacional da Mulher, uma atividade voltada a prevenção universal,  com objetivo de abordar as consequências do uso nocivo de drogas na saúde da mulher, assim como os prejuízos em seu desenvolvimento social, profissional e cognitivo.

Os grupos, em nota explicam, que a produção, o comércio e o consumo de drogas constituem um problema social e de saúde de ordem mundial que afeta de formas distintas todas as sociedades e envolvem pessoas de todas as raças, sexos, religiões, classes sociais e escolaridades.

Entende-se por repercussões sociais e de saúde, os reflexos econômicos, políticos e ideológicos do envolvimento das mulheres com as drogas, bem como as tendências de vulnerabilidades a doenças e agravos para elas, frente a esta problemática.

Ainda que o envolvimento com as drogas seja socialmente considerado como uma conduta masculina, estudos epidemiológicos apontam crescimento para o número de mulheres consumidoras de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, principalmente de medicamentos, sendo então de extrema importância um planejamento e a realização de ações, antes que problema ocorra ou se agrave, no sentido real da prevenção.

Márcio Servino que faz parte do movimento em Araraquara explica que – mudanças ocorridas no final do século XX estão relacionadas com a pós-modernidade, acarretando modificações no estilo de vida de todas as pessoas nas distintas sociedades, padrões de conduta e de lazer, incluindo mudanças no consumo, produção e comércio de substâncias psicoativas.

Segundo ele, para as mulheres, especificamente, as mudanças ocasionaram dentre outros aspectos, maior inserção no mercado de trabalho, aumento do número de famílias chefiadas por mulheres. A incorporação das mulheres, desde crianças, adolescentes e adultas na esfera social implica também estar submetidas aos mesmos fatores de riscos aos quais os homens estão submetidos, incorporando hábitos como o consumo de drogas.

SERVIÇO

PALESTRA:  Prevenção ao uso nocivo de drogas na saúde da mulher

Drª Regina Agra Cardoso

Dia: 24 de Março / Horário: 14h

Entrada Gratuita Local: Sede AMEARA – Amor Exigente de Araraquara – Avenida João Martins Nogueira, 120; Jardim Morada do Sol

Público: acima de 16 anos ou menores acompanhados de um responsável

Observação: Seguiremos as normas prevenção da COVID -19, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento e apresentação do comprovante de vacinação.

Informações:  (16) 9.9738-1329 ou (16) 9.8159-4999