Dos presos que receberam o benefício da “saídinha” no dia 15 de março e ficaram de retornar ontem (23) para a Penitenciária de Araraquara, pelo menos dois “esqueceram de voltar”. A informação foi dada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que esperou até a meia-noite desta quarta-feira para formatação de um relatório.
A maioria dos presos contudo está de volta, retornando aos presídios de Araraquara e Itirapina, considerados próximos nesta região central do Estado.
A SAP explica que as saídas temporárias são benefícios previstos na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no estado de São Paulo. A concessão do benefício é estipulada pela Justiça, assegura.
Ainda de acordo com a SAP, o Poder Judiciário alterou o cronograma de saídas temporárias e que os benefícios não correspondem mais as datas comemorativas e feriados, como ocorria anteriormente.
No caso de Araraquara e Itirapina, além dos outros presídios, os presos deixaram as penitenciárias no dia 15 e deveriam retornar na última segunda-feira (23). Quem não retornou já está sendo considerado foragido da Justiça, perdendo os benefícios do regime semiaberto.
ACOMPANHE OS NÚMEROS DOS QUE SAIRAM E NÃO VOLTARAM
ARARAQUARA
ITIRAPINA