Home Cidade

Em Araraquara a Secretaria de Saúde confirma mais duas mortes por Dengue

Homem de 40 anos e mulher de 85 foram atingidos pela doença e não resistiram; ações da Vigilância estão sendo intensificadas e o Centro de Atendimento de Dengue já está atendendo em horário estendido. A doença entra num estádio preocupante pelo número de casos.

205
Vigilância acelera formas de enfrentamento da dengue

Diante do aumento da demanda de pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue, que preocupa a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Atendimento de Dengue, instalado no Hospital da Solidariedade (hospital de campanha), já está atendendo em horário estendido a partir de hoje, segunda-feira, dia 28 de março. O atendimento passa a ser feito das 7 às 21 horas.

O objetivo é reorganizar e agilizar o serviço, que oferece consultas, exames e, quando necessário, reidratação. Hoje, o Centro está atendendo uma média de 300 pessoas por dia. “A demanda está grande e preocupante e nós estamos trabalhando muito para atender com qualidade, inclusive nas UPAs que também atendem suspeitos de dengue, além das outras patologias”, afirma Eliana Honain, secretária municipal de Saúde.  “Mas é um momento crítico e toda a população precisa continuar colaborando nesse combate. Os agentes estão trabalhando muito nos bloqueios e observando problemas graves nos quintais. As ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti continuam, com bloqueios, visitas domiciliares, nebulização e fumacê, mas é fundamental o apoio da população, porque muitos criadouros com larvas do mosquito estão nos quintais das casas habitadas”, enfatiza.

COMBATE À DENGUE

Os agentes de combate à dengue estão nesta segunda realizando bloqueio no Jardim Brasil, Centro, São Geraldo e Residencial Acalantro. Também haverá fiscalização nos pontos de reciclagem, ferro velhos e borracharia do Jardim Zavanela, Jardim Serra Azul, Distrito Industrial, Vila Sedenho, Selmi Dei e Valle Verde, além de nebulização costal no Jardim Independência e nebulização motorizada (fumacê) na Vila Xavier.

E a ação com a utilização de um drone na busca por focos da dengue do mosquito Aedes aegypti terá início nesta terça-feira (29), pelo Centro. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e da Gerência de Controle de Vetores, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

Ainda amanhã, terça, será feito bloqueio contra criadouros no Jardim Brasil/Gramado, no São Geraldo/Centro, no Parque das Laranjeiras e Jardim Universal. Haverá nebulização no Santa Angelina e fumacê, no período da manhã, na Vila Xavier, entre Ruas Antônio Prado e Princesa Isabel e Avenidas Padre Antônio Cezarino e Santo Antônio.

No período da noite, o fumacê continua na Vila Xavier, entre as Avenidas Antônio Lourenço Correia e João Batista de Oliveira e Ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Alameda Paulista.

NÚMEROS ATUALIZADOS

O balanço divulgado pela Vigilância nesta segunda-feira (28), aponta que Araraquara atingiu a marca de 1.721 casos confirmados de dengue em 2022. Foram 138 casos em janeiro, 636 casos em fevereiro e 947 em março. O total deste ano ainda está muito abaixo do registrado em 2019, quando o município enfrentou uma epidemia (com 23.134 casos registrados no ano inteiro e 16.911 entre janeiro e março), porém o índice de 2022 já está acima do registrado no ano todo de 2021.

Neste ano, seis óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara. Dois óbitos foram confirmados nesta segunda-feira (28).

Um deles é um homem de 40 anos, com comorbidades, que deu entrada em unidade hospitalar da rede privada com sintomas de dengue, fez exame e foi internado após avaliação clínica. Ele faleceu no dia 25 de março.

O outro óbito é de uma mulher de 85 anos, com comorbidades, que também foi internada com sintomas de dengue em hospital da rede privada e faleceu no dia 26 de março.

Vale destacar que os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 e as UPAS, 24 horas. Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da doença, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.