
O rádio romântico em 1960, neste dia 12 de abril, data em que a Ferroviária festeja seu aniversário, vai conduzi-lo de volta ao passado e de presente o RCIARARAQUARA homenageia sua torcida com o seu primeiro gol internacional na Ilha da Madeira.
Chegada da Ferroviária na Ilha da Madeira, início da excursão, em 12 de abril de 1960
1958, o Brasil pela primeira conquista a Taça Jules Rimet. O nosso futebol passa a ser reconhecido como o melhor do mundo. Neste cenário, em 1959, a Ferroviária com apenas nove anos de idade tira proveito da propagação do campeonato mundial, chega em terceiro lugar no Campeonato Paulista, atrás apenas de Palmeiras e Santos que disputam o super campeonato e se qualifica como a sensação do futebol brasileiro.
Com Rosan, Porunga e Antoninho; Dirceu, Rodrigues e Cardarelli; Faustino, Dudu, Baiano, Bazani e Beni, a Ferroviária se aventura em uma excursão pela Europa e África, atuando contra equipes poderosas do futebol português, como Sporting, Futebol Clube do Porto, Belenenses e o Atlético de Madrid.
Fundada em 1950 por Antonio Pereira Lima a Ferroviária partiu para o Velho Mundo, no dia primeiro de abril de 1960; sua delegação embarcou no Porto de Santos e chegou em Funchal, na Ilha da Madeira (Portugal), onze dias depois. Descansou dois e enfrentou o Nacional na estreia, vencendo-o por 4 a 3.
A linha da Ferroviária em 1960: Faustino, Dudu, Bazani, Baiano e Benny
Sob o comando técnico de José Carlos Bauer, viajaram os seguintes jogadores: Rosan, Fia, Porunga, Cardarelli, Antoninho, Valter, Zé Maria, Dirceu, Rodrigues, Bazzani, Miranda, Faustino, Dudu, Baiano, Eusébio, Benny e Palico.
Em 20 apresentações, a Ferroviária colheu 17 vitórias, 2 empates e conheceu uma única derrota, contra o Sporting de Portugal.
Assinalou 84 gols, sofrendo 13 e tendo um elevado saldo de 71 tentos.
O PRIMEIRO GOL INTERNACIONAL – BENNY
O locutor esportivo Ênnio Rodrigues Caraça, da Rádio A Voz da Araraquarense, acompanhou a delegação, levando consigo um gravador Akay, que pesava cerca de 30 quilos. Gravava os jogos e enviava as fitas para Araraquara, aqui chegando quatro dias depois. A emissora anunciava em sua programação o horário da apresentação.
As gravações eram editadas com a participação de Antônio Carlos Araujo, hoje no jornalismo da Uniara FM; Araujo fazia uma abertura para cada lance e a movimentação da Ferroviária em campo tornava-se ainda mais emocionante.
Neste aniversário da Ferroviária apresentamos o primeiro gol internacional da Ferroviária, logo aos dois minutos de jogo contra o Nacional, na Ilha da Madeira. Trata-se de uma raridade encontrada no arquivo pessoal do jornalista Ivan Roberto Peroni e do portal RCIARARAQUARA.
Para ouvir, o gol de Beni (Foto ao lado), na voz de Ênnio Rodrigues e apresentação de Antônio Carlos Araújo é só clicar no botão laranja. Clique, ouça e compartilhe, a Ferroviária merece.