Home Cidade

Anunciada mais uma morte por causa da dengue em Araraquara

A vítima é um idoso de 79 anos que estava internado em hospital particular em nossa cidade. A Vigilância Sanitária continua fazendo serviço de limpeza em quintais e terrenos baldios para evitar a proliferação do mosquito.

112
Agora são 13 os óbitos registrados em nossa cidade

A Vigilância Sanitária anunciou nesta quarta-feira (18) no final da tarde, mais uma morte por causa da Dengue. O óbito confirmado é de um idoso de 79 anos, com comorbidades, que foi internado em unidade hospitalar da rede particular e faleceu no dia 15 de maio.

Segundo números divulgados em boletim, no ano de 2022 foram registrados 7.506 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 701 casos em fevereiro, 4.234 em março, 2.592 em abril e 211 em maio. Neste ano, 13 óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

ENFRENTAMENTO

Nesta quinta-feira (19), os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica realizarão trabalhos de vistoria casa a casa em busca de possíveis criadouros nos bairros do Jardim Biagioni, Jardim Santa Lúcia,  Vila Santa Maria e Jardim Marivan. Já a nebulização passará pelo Jardim Nova Época, enquanto o fumacê será realizado no Parque das Laranjeiras.

Com o propósito de conter a epidemia de dengue na cidade, a Prefeitura intensificou suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Como 80% dos criadouros de dengue se encontram nas residências, é visitada uma média de 30 mil casas por mês e em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada.

Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica trabalham sempre uniformizados, com camiseta cinza e colete marrom, além de circularem em carros oficiais. É importante observar a identificação do agente e autorizar a sua entrada. Em caso de dúvida, o morador também pode ligar no Controle de Vetores, nos telefones 3303-3123 e 3303-3124. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.

Vale lembrar que o descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural também causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone (16) 3339-5000.

ATENDIMENTO

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.

Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.