Home Esporte

Ferroviária, a Locomotiva grená de Araraquara

957
ferroviaria escudo

 ferroviaria escudoEspecial do Grupo A17 termina com time de Araraquara

Fundada no dia 12 de abril de 1950, a Ferroviária vive um dos melhores momentos dentro de sua atual gestão como clube-empresa, desde 2004.

O feito inédito de ter conseguido a vaga às quartas-de-final do Paulistão, diante de um confronto digno diante do Corinthians, lhe coloca em outro patamar para a disputa na Série D, sendo considerada por muitos como uma das principais ao acesso à Série C.

Porém, dentro desta competição, o passado recente não mostra um grande desempenho. Em 2018, em seu primeiro ano, a equipe acabou ficando na primeira fase, não vencendo nenhum dos seus seis jogos: foram três empates e três derrotas.

Para este ano, a postura da diretoria foi outra. Com um elenco totalmente reformulado, já que muitos que disputaram o estadual renovaram e foram emprestados, o planejamento foi outro. O clube contratou jogadores que disputaram estaduais por todo o Brasil, mudando o conceito do ano passado, quando investiram em um grupo que atuou em divisões inferiores em São Paulo.

LEIA MAIS:
Joinville, o Tricolor da Manchester Catarinense

Avenida, o Alviverde que é o Clube do Povo
Maringá, o Cachorro Tricolor do estado do Paraná

Um dos principais trunfos foi manter o treinador Vinícius Munhoz no comando do time, o que leva a crer que 50% da filosofia do trabalho está mantida, restando impor em prática com o novo elenco em um curto espaço de tempo, diferente do que aconteceu no Paulistão na primeira fase.

Na pré-temporada, a Locomotiva fez três jogos-treino, dois contra o Novorizontino e um contra a Caldense-MG. Contra o rival paulista, vitória por 3 a 2 e 1 a 0, enquanto diante dos mineiros, empate por 1 a 1.

O destaque durante esta preparação foi o atacante Rafael, formado na equipe Sub-20 do clube. Dos quatro gols marcados, três foram assinalados pelo jogador de 18 anos e fará parte do elenco para a disputa do Brasileiro.

A estreia da Ferroviária acontece neste sábado, às 18h, quando recebe o Joinville, na Fonte Luminosa.

Ferroviária Futebol S/A
Alcunhas: AFE, Locomotiva e Ferrinha
Fundação: 12 de abril de 1950, 69 anos
Mascote: Ferrão Maquinista
Principais rivais: Botafogo-SP, Comercial e XV de Piracicaba
Estádio/Capacidade: Fonte Luminosa/18 mil
Treinador: Vinícius Munhoz
Presidente: Carlos Salmazo
Competições no ano: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro Série D e Copa Paulista

fonteluminosaEstádio da Fonte Luminosa, em Araraquara

Crédito das fotos: Reprodução – Facebook