Aconteceu na manhã desta terça-feira (5), uma palestra sobre a Regularização de Produtos de Origem Animal, realizada pelo Serviço de Inspeção do Município de Araraquara (SIM) com o apoio do Sindicato Rural. O evento reuniu produtores rurais e associados do sindicato.
Pelo menos quatro itens constavam da pauta: alterações na estrutura, equipe e procedimentos do Serviço de Inspeção Municipal; Regularização dos Produtos de Origem Animal; autocontrole dos estabelecimentos, análises oficiais e SISBI: vantagens, adequações e prerrogativas.
Ainda recentemente o RCIA ARARAQUARA divulgou que o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Araraquara conquistou a adesão ao Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que tem como objetivo padronizar os procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal de forma a garantir a inocuidade dos alimentos, independente da instância que fiscaliza o estabelecimento (SIM ou SIE).
As duas siglas em questão são facilmente identificadas por conta das suas finalidades: SIM, é o Serviço de Inspeção Municipal, produtos que podem ser produzidos e comercializados somente no município e SIE que é o Serviço de Inspeção Estadual, produtos que podem ser produzidos e comercializados somente entre os municípios do estado, no caso, estado de São Paulo.
A adesão se dá através da estruturação do serviço municipal em consonância ao serviço federal, por isso, uma vez que os estados ou municípios estejam ligados aos SISBI, os produtos por eles fiscalizados passam ser comercializados em todo território nacional.
Assim, Araraquara se tornou o sétimo município a aderir ao SISBI no estado de São Paulo e o primeiro na região central. A inclusão da cidade no serviço foi anunciada na Portaria SDA Nº 584, publicada na terça-feira (31) pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que no texto reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araraquara.
O SISBI é um sistema benéfico para os produtores de alimentos, pois antes de sua implantação havia limitações que impediam que produtos produzidos em um estado brasileiro, por exemplo, fossem comercializados em outro.
Gustavo Alexandre Cavaliere, gerente do Serviço de Inspeção Municipal, explicou as vantagens que a adesão pode trazer para os produtores locais. “Com a inserção da cidade, os estabelecimentos que possuem ou vierem a possuir a regularização junto ao SIM de Araraquara, desde que com as exigências estruturais e sanitárias atendidas, poderão comercializar os produtos de origem animal no âmbito nacional e não mais apenas no âmbito municipal, justamente pela vantagem que a adesão do SIM de Araraquara ao SISBI proporciona”, salienta.
Para obter o selo SISBI, os estabelecimentos passam por uma série de auditorias, tanto documentais, quanto in loco com o objetivo de avaliar a capacidade dos estabelecimentos de garantir a inocuidade dos produtos. Diversos requisitos são observados ao longo das auditorias, que são infraestrutura administrativa, inocuidade dos produtos de origem animal, qualidade dos produtos de origem animal, prevenção e combate à fraude econômica, controle ambiental e combate à clandestinidade.
Para obtenção dos direitos de produzir e terem o selo de qualidade devidamente reconhecido é que os produtores rurais da região de Araraquara estão recebendo através de palestras informações e orientações.