Fotos retiradas de vídeos enviados por motoristas da Paraty
Vídeos e áudios enviados à redação do RCIAraraquara por motoristas da Viação Paraty, davam conta que dois acidentes aconteceram nessa segunda-feira (6) com ônibus, envolvendo novos motoristas contratados pela empresa, após a dispensa por justa causa de 14 motoristas.
Segundo a empresa as demissões ocorreram após motoristas declararem que iriam fazer uma paralisação ilegal prejudicando a população, ainda ameaçaram os colegas de trabalho para aderirem à mesma, ameaçaram os gestores e diretores. Não restando outra alternativa a não ser o desligamento destes funcionários.
Um dos acidentes conforme vídeo aconteceu na Avenida Santo Antonio e quem dirigia era um dos motoristas contratado no ultimo sábado (4). Ainda em outro vídeo mostrava também um ônibus parado com a lateral toda raspada.
Uma postagem na página do grupo “União Motô – União dos Motoristas, Cobradores, Manutenção e dos trabalhadores das Garagens de Araraquara e Região, perguntava se esses profissionais contratados em caráter de emergência teriam experiência necessária ou curso de coletivos, enfim, se estão aptos a levar consigo vidas que dependem do transporte urbano.
Perguntada a respeito a Viação Paraty não se posicionou sobre os acidentes até o momento.
Motoristas estiveram nesta segunda-feira (6) no Sindicato Trabalhadores em Transporte Rodoviários, Urbanos, e das Industrias de Cana de Açúcar de Araraquara e Região, para que a entidade liberasse a documentação para o “estado de greve”, na tentativa de que a empresa recontrate os funcionários demitidos ou que faça um acordo, mas até o final da tarde o sindicato não atendeu ao pedido de seus associados.
A CSP Conlutas enviou um advogado para estar a frente das negociações e hoje já protocolou no Ministério Público do Trabalho uma denúncia de dispensa ilegal, assédio moral coletivo e prática Antisindical em face a Viação Paraty, em decorrência das 14 dispensas por Justa Causa dos motoristas que buscavam se organizar para assembleia da categoria no último dia 03/05.
O que diz a Paraty
“O motorista que se acidentou é novo na empresa, porém foi selecionado por ter CNH letra D, credencial do curso obrigatório de Condutor Coletivo de Passageiros e experiência comprovada na carteira de trabalho. Ainda passará pelos treinamentos internos da empresa, inclusive os de direção defensiva e preventiva. Entendemos que não há razão para qualquer sentimento de insegurança”.