Neste dia 28 de julho comemora-se o Dia do Produtor Rural, data importante que reconhece o trabalho do homem do campo, ainda que seja ele considerado a ferramenta que coloca o alimento à mesa do povo brasileiro e por extensão em todo o mundo.
Anualmente o Sindicato Rural de Araraquara organiza um grande evento buscando com isso promover a interação entre todos que são agricultores rurais ou pecuaristas em uma região extremamente rica e significativa para o agronegócio brasileiro.
Para realizar este acontecimento o sindicato conta com o apoio do Sistema Faesp/Senar SP, bem como de entidades representativas de Araraquara: Sebrae, Itesp e Coordenadoria de Agricultura que representa a Prefeitura Municipal. Todos se juntam para uma festa única, tendo contudo cada uma delas o mesmo objetivo: o agradecimento e ao reconhecimento do homem do campo.
Na festa programada para este ano, ainda se preservando a saúde dos participantes que segue as normas estabelecidas pela Saúde Pública tendo em vista a pandemia provocada pelo coronavírus consta inicialmente a recepção aos convidados e produtores rurais com um café da manhã, a partir das 8h.
Em seguida, 9h, acontecerá a Missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Luiz Antenor que por longo período se manteve como pároco da Igreja de São José em Araraquara.
Ainda estão sendo acertados os detalhes entre os organizadores para verificar que a missa terá características de uma missa sertaneja como nos anos anteriores.
Por volta das 10h, serão realizadas homenagens aos produtores rurais indicados pela entidade, realçando o histórico de trabalho de cada um deles em sua propriedade. Sindicato Rural, Sebrae, Coordenadoria de Agricultura do Município e o Itesp indicarão seus homenageados.
Eles serão agraciados com um cartão onde estão expressas palavras de agradecimento ao trabalho que – realizaram e realizam em prol da agricultura e do agronegócio ainda que em proporções menores na comparação com os grandes empresários do setor. Em seguida palestras técnicas com Rodada de Negócios e participação de agências bancárias.
Após haverá um almoço de confraternização. Tudo acontecerá na sede da Oficina das Meninas em Araraquara, que fica na Rua Padre Manoel da Nóbrega, 552, Parque Alvorada.
Do lado externo ao salão de festas, empresas parceira que trabalham com o agronegócio em Araraquara e região deverão expor suas máquinas, implementos agrícolas e produtos utilizados na lavoura e alimentação de animais.
Assim, diz o presidente do Sindicato Rural de Araraquara, Nicolau de Souza Freitas tão logo termine o almoço, os produtores deverão visitar essa mini feira. Antecipadamente em nome dos nossos diretores, cumprimentamos os agricultores, agradecemos o apoio das entidades parceiras bem como a participação das empresas que já se inscreveram e participarão da exposição.