28 de Julho, indiscutivelmente uma grande data, disse o presidente do Sindicato Rural de Araraquara, na quinta-feira (28) quando a entidade comemorou o Dia do Agricultor. A data também é festejada como o dia do homem do campo e o dia do produtor rural, que na opinião do dirigente, simbolizam de uma forma ou de outra o reconhecimento ao papel que o produtor realiza na agricultura.
Para ele, Nicolau de Souza Freitas, a data deve ser comemorada todos os dias, para que – o produtor e o trabalhador rural façam uma reflexão sobre a categoria e a atividade exercida: “É o dia em que nós do sindicato nos reunimos com os produtores rurais, possibilitando que em conjunto tenhamos essa interação e entendamos a terra como a nossa maior riqueza”, comentou.
Assim, anualmente o Sindicato Rural de Araraquara dá a oportunidade do agricultor evidenciar para o mundo o trabalho que realiza para o mundo, levando alimento para a mesa de todos os seres humanos, completou Nicolau.
Durante as comemorações, o diretor financeiro do Sindicato Rural, Marcelo Xavier Benedette destacou que – para juntar em uma festa única quem tem a terra, quem planta, quem cuida, quem colhe e quem leva esse alimento até a população, a entidade precisa de parceiros: “Temos que formar essa corrente para que possamos então mostrar a importância do nosso trabalho”, justificou.
Ele procurou dizer que o Sindicato Rural de Araraquara se junta nesta data a FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), ao Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Fundação Itesp, a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Coordenadoria Executiva de Agricultura ligada a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico em nosso município, formando um grupo único de trabalho com o mesmo objetivo.
Pela primeira vez as comemorações do Dia do Agricultor foram realizadas na Oficina das Meninas, entidade social que abriu suas portas para receber os agricultores em uma grande festa. A programação foi aberta com Missa em Ação de Graças, celebrada pelo padre Luiz Antenor Botelho. O evento religioso seguiu característica de missa sertaneja, pois do evento participa um coral da igreja católica, acompanhando a celebração feita pelo padre Antenor e acompanhada por músicas que expressam o sentimento do produtor rural.
HOMENAGENS
Uma série de homenagens destacando o trabalho dos agricultores ocorreu este ano com os laureados sendo indicados, cada qual, por uma entidade parceira. “Temos que reconhecer o mérito de cada homenageado e demonstrar nossa gratidão pelo papel que desempenham em Araraquara e região, pelo que produzem e se destacam”, comentou o vice-presidente João Henrique de Souza Freitas.
FUNDAÇÃO ITESP
A Fundação Itesp, representada pelo seu diretor regional Diogo Telles, homenageou o casal de produtores Nilza Fernandes da Silva e Leonardo Marcos dos Santos; eles possuem o Sítio Recanto 3 Corações, no Assentamento Monte Alegre. Três Corações, é uma referência aos filhos Eduardo, Bruna e Ellen.
Através do ITESP eles foram inscritos no ano 2000 como assentados, tomaram posse três anos depois e iniciaram um trabalho que os dignifica em uma atividade eminentemente familiar.
A fundação destacou o trabalho do casal com um lindo cartão e a mensagem: “Nilza e Leonardo, através de vocês, na data de hoje, parabenizamos todos os nossos agricultores que insistem e resistem na produção de alimentos frescos e saudáveis, contribuindo com a segurança alimentar dos municípios que possuem assentamentos, além de colaborar com o desenvolvimento social e econômico das localidades, fazendo uso sustentável de sua área agrícola.
Com alegria, parabenizamos vocês como uma das famílias que através da sua ação e trabalho transforma a missão institucional da Fundação Itesp em realidade de forma concreta. Parabéns pelo dia do agricultor, Fundação Itesp”.
COORDENADORIA DE AGRICULTURA / PREFEITURA DE ARARAQUARA
A Coordenadoria Executiva de Agricultura através da sua coordenadora Enedina Ferreira de Andrade, ligada a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico homenageou o agricultor João Oscar Martins Branco e sua esposa Maria Angélica que possuem uma vida voltada ao trabalho no Assentamento Bela Vista, afirmando que reconhece o papel que o casal desenvolve principalmente no plantio do tomate.
O casal chegou a Bela Vista do Chibarro em 1989, e hoje são proprietários das terras que mediante muito trabalho lhes dão o sustento. São filhos do casal: Cristiana, Adriano, Flaviana, Viviane e Alessandro. Além disso, são 11 netos.
SEBRAE ARARAQUARA
O Sebrae Regional de Araraquara indicou para ser homenageado neste ano o secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e do Turismo do município e Vice-Prefeito, Damiano Barbiero Neto como reconhecimento ao importante papel que desempenha junto às empresas que movimentam a economia regional.
Na ocasião o Sebrae estava representado pelo seu gerente da Regional Luiz Andia Filho, que destacou a importância do homenageada no processo de desenvolvimento econômico do município.
Damiano nasceu na capital, São Paulo, em 03 de outubro de 1959. Cursou Educação Artística na Universidade UnG, em Guarulhos. É casado com Rosa Maria de Oliveira Barbiero e tem 3 filhos: Luciana, Bruna e Damiano Júnior. Desde 1988 reside em Araraquara, na Vila Xavier.
Membro integrante do Rotary e importantes atividades sociais, Damiano hoje tem uma nome influente em nossa política.
No cartão entregue a Damiano Neto, o Sebrae expressa o respeito e a gratidão pelo apoio que Damiano tem dado ao órgão e as empresas da cidade: “Prezado Damiano Neto, a homenagem que lhe prestamos no Dia do Agricultor é o singelo reconhecimento ao seu desempenho como Vice-Prefeito e Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico no município de Araraquara.
Suas ações voltadas para o interesse público contribuem para estimular a economia regional e promover uma interação com todos os setores da atividade profissional. Com essa sua disposição, teremos a garantia de um futuro promissor, consolidando os anseios da nossa gente. SEBRAE ARARAQUARA”.
SINDICATO RURAL DE ARARAQUARA
O Sindicato Rural de Araraquara homenageou nesta edição do Dia do Produtor Rural, Orlando Govoni Filho e sua esposa Regina Cesarino Govoni protagonistas de uma história maravilhosa dentro do agronegócio brasileiro. Eles foram recepcionados pelo presidente Nicolau de Souza Freitas e os diretores João Carlos de Souza Freitas e Marcelo Xavier Benedette.
Orlando e Regina ao lado dos filhos, genro e nora, constituem hoje uma empresa que é a Agrosul, em Boa Esperança. Ao seu lado estão os dois filhos Maria Fernanda (Diretora Financeira) casada com Daniel Valim e Silva (Diretor Executivo) e o filho Luís Henrique (Diretor de Produção/Operacional), casado com Patrícia Covo (Diretora de Recursos Humanos). A Agrosul embora familiar se apresenta como um quadro societário pautado por profissionais de profunda visão sobre o agronegócio brasileiro.
O homenageado Orlando Govoni Filho em sua saudação de agradecimento destacou que a empresa nestes últimos anos passou por um brilhante processo de transformação, uma revitalização em todos os setores da antiga fazenda – desde o uso da terra à operacionalização pautada por tecnologia de ponta que lhe garante estar entre as propriedades mais produtivas e valorizadas no interior de São Paulo.
O cartão entregue a Orlando ressalta esse reconhecimento: “Prezado Orlando Govoni Filho, o trabalho no campo fez de você um vencedor e neste Dia do Agricultor quando o homenageamos pela sua luta, o fazemos de maneira simples, mas extremamente merecida.
Não há como descrever os bons e maus tempos, mas qualquer que tenha sido o momento, cremos que você encontrou na Força Divina o estímulo para cumprir sua missão.
Em sendo um exemplo a nós todos, hoje nos inspiramos no seu idealismo e ousadia para que também sejamos semeadores da boa colheita.”
FAMÍLIA DE JOSÉ CARLOS NOGUEIRA, ESPOSA LEILA
O Sindicato Rural de Araraquara também homenageou o trabalhado empreendedor de José Carlos Nogueira e sua família no setor avícola em Araraquara. O homenageado in memorim foi representado pela sua esposa Leila.
José Carlos que faleceu em 10 de março do ano passado sempre aliou seus conhecimentos técnicos, na implantação de sistemas automatizados, garantindo o sucesso do negócio com a permanência de um único funcionário para fazer a granja funcionar com real sucesso. Mostrava paralelamente que trabalhava com notável visão empreendedora no setor deixando para a família um caminho próspero e rentável.
O casal teve as filhas Carina, Catiana e Camila, a quem também o sindicato rendeu homenagens.
O cartão aos familiares de José Carlos Nogueira foi entregue à sua esposa Leila, pelos diretores Rualdo Valderrama, João Carlos de Souza Freitas e Marcelo Xavier Benedette .
RODADA DE NEGÓCIOS
Dentro da programação deste ano aconteceu uma Rodada de Negócios organizada pelo Sebrae, com a disponibilidade de orientações e serviços através de instituições bancárias como Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Sicredi, Sicoob da Barroso 4434, Credicitrus e o Banco do Povo.
Essa rodada de negócios foi coordenada por Luciane Girasolo, analista de negócios do Sebrae Regional Araraquara.
EXPOSIÇÃO
Como sempre acontece o Sindicato Rural de Araraquara, entidade organizadora deste evento manteve um mini parque de exposição com produtos e serviços oferecidos por empresas que atuam no agronegócio brasileiro.
O Sindicato Rural de Araraquara, finalizou o presidente Nicolau de Souza Freitas, deixa expresso seu agradecimento a todos que uma vez mais se envolveram na organização das comemorações do Dia do Agricultor.
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA DO AGRICULTOR EM ARARAQUARA