Uma mulher de 32 anos que foi beneficiada com a “Saidinha de Natal” em dezembro do ano passado e cumpria pena no Centro de Ressocialização em Araraquara para onde não voltou dentro do prazo estabelecido por lei, foi recapturada na noite desta sexta-feira (26).
Na época, nas penitenciárias de Araraquara e Itirapina, 47 dos 890 detentos que receberam o benefício não retornaram para a prisão, ou seja, 5,28%. Em nossa cidade dois presos e uma mulher do Centro de Ressocialização não voltaram. A mulher recapturada ontem (sexta) estava entre os considerados – fugitivos.
De acordo com o Boletim Policial elaborado pela Polícia Militar de São Carlos que levou o caso para a Delegacia de Polícia houve uma denúncia de que nos predinhos do CDHU estava um casal procurado pela Justiça. Os militares foram até lá, no entanto, só a mulher é que de fato vinha sendo procurada.
A Secretaria da Administração Penitenciária informou que as saídas temporárias são benefícios previstos na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no estado de São Paulo, conforme Portaria DEECRIM 02/2019. A concessão do benefício é estipulada pela Justiça.
Em 2021, os presos deixaram as prisões no dia 23 de dezembro e deveriam retornar alguns dias depois. A presidiária que não voltou passou a ser considerada uma foragida da Justiça e agora capturada, perde os benefícios do regime semiaberto.