Home Destaques

Reitor, vice-reitora e pró-reitores da Unesp visitam o Instituto de Química em Araraquara

Autoridades receberam demandas da comunidade do Instituto

141
Reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti

Proporcionar um diálogo mais próximo com a comunidade universitária para compreender as demandas e necessidades locais com o intuito de facilitar a elaboração de alternativas que possam solucioná-las. Esse foi o objetivo da visita realizada na última segunda-feira (29) pelo reitor, vice-reitora, pró-reitores, presidente da Agência de Inovação (AUIN) e outras autoridades da Unesp ao Instituto de Química (IQ), em Araraquara. Durante a manhã, em evento realizado no Anfiteatro Central, funcionários, docentes e alunos de graduação e de pós-graduação do IQ puderam conversar sobre temas de interesse e fazer perguntas para os ilustres visitantes.

“Essa aproximação é muito importante para a tomada de decisão pois conseguimos ver de perto os problemas de determinada comunidade, qual a percepção das pessoas sobre a gestão e o quanto aquelas demandas são prioridades para a unidade, algo que dificilmente seria possível por meio de uma chamada de vídeo ou ofício. Recentemente, por exemplo, nós conseguimos aprovar no Conselho Universitário a compra de um terreno para o Campus de Sorocaba. Só indo até o local nós vimos que se tratava de uma área que agregaria valor ao Campus, o qual praticamente não tinha possibilidade de expansão. Já em visita à São Vicente, observamos que as condições do Campus eram precárias, então decidimos que seria necessário reconstruí-lo, e não mudá-lo de lugar, como propunham outras ideias. Então, isso mostra que, junto com a direção das unidades, conseguimos encontrar uma saída para os problemas. Os resultados estão sendo muito importantes”, disse o reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti.

O Instituto de Química nunca recebeu um grupo tão grande da gestão da Unesp

Os membros da reitoria foram recebidos pelo diretor do IQ, professor Sidney Ribeiro, e pela vice-diretora do Instituto, professora Denise Bevilaqua. “Hoje é um dia especial, acho que nunca o Instituto de Química recebeu um grupo tão grande da gestão da Unesp, o que nos deixa muito felizes e gratos pela iniciativa. Eu gostaria de elogiar a atual gestão por sua forma de agir, a qual nós muitas vezes buscamos reproduzir aqui internamente, ouvindo as pessoas e lidando com os conflitos que surgem de forma tranquila. Nós assumimos a direção em plena pandemia, foi muito difícil e ainda sentimos as consequências, é um trabalho diário para nos adaptarmos. Também gostaria de agradecer o apoio da PROPe (Pró-reitoria de Pesquisa) pelo suporte e apoio, hoje temos quase cem alunos com algum auxílio dos programas vigentes”, relatou Sidney.

Aos convidados, o diretor fez uma apresentação sobre a Unidade reforçando a importância da Instituição, os níveis de excelência alcançados e as principais contribuições da Instituição ao longo de seis décadas de história em todos os âmbitos, seja em pesquisa, ensino ou extensão. Em seguida, o docente entregou à reitoria um documento com as principais demandas e solicitações do Instituto em nome da Diretoria de Divisão Técnica Administrativa (DTAd); Diretoria Técnica de Serviços (DTS); Diretoria de Divisão Técnica Acadêmica (DTA); Diretoria Técnica de Biblioteca e Documentação (DTBD); Diretoria Técnica de Informática (DTI); Departamento de Bioquímica e Química Orgânica (DBQO); Departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica (DAFQI); e de pesquisadores em geral.

Foi feita uma apresentação sobre a Unidade reforçando a importância da Instituição

“As unidades possuem necessidades diferentes e grandes especificidades, por isso penso que esse contato é primordial. Nós temos recebido um feedback muito bom por parte dos dirigentes das unidades que visitamos, em todos os aspectos. O IQ, assim como outras, é uma das unidades mais qualificadas da Unesp em todos os sentidos e todas merecem que seus projetos tenham êxito. Eu penso que o futuro dessa parceria que sempre existiu entre a Reitoria e o Instituto será brilhante, nossa relação com o IQ é muito produtiva e as perspectivas são ótimas (para o atendimento das demandas)”, afirmou Maysa Furlan, vice-reitora da Unesp e professora do IQ.

A reitoria também aproveitou a oportunidade para atualizar os presentes sobre as ações que a atual gestão tem realizado desde que assumiu o mandato, em janeiro de 2021. Entre os destaques mencionados pelos reitores está o Programa Unesp Presente, que prevê uma série de investimentos no retorno às atividades presenciais nos 24 campi da Universidade distribuídos pelo território paulista, com editais que foram divididos em infraestrutura de ensino; saúde física e mental; e auxílios a estudantes.

Programa Unesp Presente prevê uma série de investimentos no retorno às atividades presenciais

Na parte da tarde, foram realizadas novas reuniões entre as autoridades da Unesp e os colegiados selecionados e segmentos da Unidade. Também participaram do encontro a pró-reitora de Graduação, professora Celia Maria Giacheti; a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Maria Valnice Boldrin; o pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura, professor Raul Borges Guimarães; o pró-reitor de pesquisa da Universidade, professor Edson Cocchieri Botelho; o chefe de gabinete, professor César Martins; o secretário geral da Unesp, professor Erivaldo Antonio da Silva; o diretor da AUIN, professor Saulo Philipe Sebastião Guerra; e o professor Celso Antonio Rodrigues, assessor do pró-reitor de Planejamento Estratégico e Gestão, professor Estevão Tomomitsu Kimpara.

Confira outros depoimentos das autoridades durante o encontro: 

Maria Valnice Boldrin, pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp e professora do IQ: “A pós-graduação da Unesp está sendo repensada. Fizemos recentemente um encontro para tratar sobre a interdisciplinaridade dos nossos programas. Muitos tratam de assuntos semelhantes, mas que não se conversam. Começamos a discutir o compartilhamento de disciplinas para formar os alunos de forma mais completa e também buscar profissionais, de várias áreas, para avançar em diversos pontos, entre eles, o empreendedorismo. Esse compartilhamento de conhecimento e os olhares diferentes para um mesmo problema podem ajudar na formação dos estudantes. Outra frente que estamos trabalhando na Pós- Graduação é a valorização dos cursos de especialização com o foco em outro perfil de aluno, principalmente aquele que busca o mercado de trabalho. Nossa Pós-Graduação está mudando.

Raul Borges Guimarães, pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp: “Nós falamos muito da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e, quando nós temos uma pós-graduação forte, nós temos a extensão, e o IQ é uma referência nesse aspecto dentro da Unesp. Nós estamos mapeando quem são os principais e mais importantes pesquisadores da Universidade para nossa extensão e, aqui no Instituto, temos grandes exemplos”.

Celia Maria Giacheti, pró-reitora de Graduação da Unesp: “Para 2024, estamos trabalhando na implementação do vestibular em libras, que será uma mudança muito importante. Também estamos estudando adotar o critério de olimpíadas científicas para ingresso na Universidade. Recentemente, fizemos um levantamento e identificamos que os coeficientes de rendimento dos estudantes que entram por olimpíadas é muito maior do que a média dos outros alunos, então essa população deve ser incluída. Outro tema que estamos trabalhando é a divulgação dos cursos, em breve será lançado um aplicativo com informações sobre os nossos cursos de graduação. Tudo o que for produzido pelas unidades poderá entrar nesse app.

 (Fotos: Laura Helena Costa Gonzalez)