Na noite desta quarta-feira (7), a Ferroviária encarou o São José e venceu pelo placar de 3 a 2, em partida disputada na Fonte Luminosa, em quarta rodada do Paulistão Feminino.
As Guerreiras Grenás chegaram abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols marcados por Camila e Eudimilla, em cobrança de penalidade.
Porém, na segunda etapa, a equipe da casa acabou caindo de rendimento e cometeu diversos erros defensivos, fazendo com que as Meninas da Águia chegassem ao empate com Luciene Baião e Thainá.
No apagar das luzes, Laryh marcou um golaço de calcanhar e decretou a primeira vitória grená dentro da competição.
Além dos três pontos, a equipe encerrou um jejum de quatro anos que não vencia o rival em casa e há sete pelo Paulistão Feminino.
O resultado levou equipe ao G4 da competição, ocupando a terceira posição com nove pontos ganhos, ficando ao lado do São Paulo. O Red Bull Bragantino é o líder com 12 pontos ganhos.
Na próxima rodada, a Ferroviária enfrentará o São Paulo, quinta-feira (15), às 21h30, na Fonte Luminosa.
O JOGO
Nos primeiros minutos de jogo, a Ferroviária propôs o jogo e chegou com perigo aos três minutos. Laryh recebeu na área, mas não conseguiu a finalização.
De tanto insistir, as Guerreiras Grenás conseguiram abrir o placar. Aos oito minutos, em bola levantada na área, Zany saiu mal do gol e a zagueira Camila aproveita a sobra para mandar a bola para o fundo das redes: 1 a 0.
Com a vantagem, a Ferroviária não diminuiu o seu ritmo e continuou pressionando a saída de bola das Meninas da Águia, trazendo muitas dificuldades na construção do jogo.
Porém, aos 15 minutos, o São José quase chegou ao empate. Em saída de bola errada de Lucilene, a bola fica com Larissa Vasconcelos, que tenta a finalização por cobertura, mas a goleira grená se recupera no lance e faz boa defesa.
Aos 20 minutos, a Ferrinha criou duas grandes oportunidades de ampliar o placar. Em jogada pela esquerda, Eudimilla cruzou a bola rasteira, Laryh passa da bola e deixa para Rafa Mineira finalizar, mas Zany pula no canto esquerdo e faz grande defesa, colocando a bola em escanteio.
Na cobrança, Rafa Mineira bate aberto e a bola chega até Ana Alice, que arrisca um chute de primeira e novamente Zany faz grande defesa, evitando o gol grená.
Aos 29 minutos, as Guerreiras Grenás conseguiram ampliar o placar. Em jogada individual, Eudimilla saiu da marcação de duas jogadoras, mas acabou sendo derrubada por Evelyn dentro da grande área. O árbitro, Gabriel Furlan, marcou penalidade. Na cobrança, Eudmilla bateu no canto esquerdo, Zany foi na bola, mas não evitou: 2 a 0.
Precisando correr atrás do resultado, as Meninas da Águia tentaram sair mais para o ataque e por pouco não descontaram.
Aos 39 minutos, Vitória Calhau faz boa jogada pela esquerda e cruza na área, a zaga conseguiu afastar, mas Luciene Baião pega a sobra e cabeceia a bola no ângulo direito. Lucilene pula e faz uma grande defesa, espalmando para escanteio.
Mesmo tentando, a Ferroviária conseguiu administrar o resultado e levou a vantagem de dois gols para o intervalo.
No segundo tempo, a equipe da casa começou pressionando, mas foi o São José que chegou com perigo e quase descontou.
Aos oito minutos, em bola cruzada na área, Lari Vasconcelos cabeceia e Lucilene salva com o pé. Na sobra, em novo cruzamento, Lari cabeceia e a goleira afeana faz novamente a defesa.
Porém, três minutos depois, as Meninas da Águia conseguiram descontar. Em saída de bola da defesa grená, Luciene Baião intercepta o passe e arrisca de longe, surpreendendo a goleira Lucilene, mandando a bola para o fundo das redes: 2 a 1.
Após sofrer o gol, a treinadora Roberta Batista promoveu três mudanças de uma vez, colocando Karina, Ingryd e Aline Gomes.
Depois das alterações, o ímpeto ofensivo grená aumentou e a equipe começou a frequentar mais o ataque, mas não conseguiu ser eficaz nas finalizações.
O castigo acabou acontecendo aos 37 minutos. Em cruzamento rasteiro feito na área, Thainá aparece livre e chuta de primeira para mandar a bola no canto esquerdo de Lucilene, que não evitou: 2 a 2.
Quando o empate parecia eminente, as Guerreiras conseguiram marcar o gol da vitória aos 50 minutos. Em cruzamento feito da esquerda por Karina, a bola chegou até Laryh, que desviou a bola de calcanhar e mandou a bola no ângulo para marcar um golaço.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PAULISTA FEMININO 2022 – 4ª RODADA
FERROVIÁRIA x SÃO JOSÉ
Data/horário: quarta-feira, 7 de setembro de 2022, às 19h
Local: estádio Fonte Luminosa, em Araraquara/SP
Arbitragem: Gabriel Furlan, auxiliado por Diogo Cruz Freire e Gabriel Rodrigues Santos; 4º árbitro: José de Araújo Ribeiro Júnior
Cartões amarelos: Karen, Juju (São José)
Gols: Camila (aos 8′ do 1T), Eudmilla (aos 29′ do 1T), Laryh (aos 50′ do 2T) para a Ferroviária; Luciene Baião (aos 11′ do 2T), Thainá (aos 37′ do 2T) para o São José
Ferroviária – Lucilene; Daiane (Carol Tavares), Camila, Ana Alice e Barrinha; Luana (Karina), Fany Gauto (Ingryd) e Rafa Mineira; Mylena Carioca (Aline Gomes), Laryh e Eudimilla. Técnica: Roberta Batista
São José – Zany; Juju (Rafa Marques), Verônica Riveros, Karen e Evellyn; Letícia Fagundes, Sara, Vitória Calhau e Rayane (Bea); Luciene Baião e Larissa Vasconcelos (Thainá). Técnico: Guilherme Giudice