Home Esporte

Araraquarense conquista título Mundial de Jiu-Jitsu

771
cypriano jj

 cypriano jjPortal RCI Araraquara entrevistou o lutador

No último dia 30, um araraquarense brilhou nos tatames e faturou o título mundial no Jiu-Jitsu.

Trata-se de Guilherme Cypriano, de apenas 19 anos, que representou a academia Cicero Costha Internacional, de São Paulo, e conquistou ouro no Mundial da IBJJF (Federação Internacional Brasileira de Jiu-Jitsu), disputado em Long Beach, Califórnia, na categoria Pesado faixa-azul.

Na final, Cypriano derrotou compatriota Elder Alexander Cruz, da equipe CheckMat, subindo no lugar mais alto do pódio.

Em contato do portal RCIARARAQUARA, o lutador falou sobre a principal conquista da sua carreira.

“A sensação é impressionante, de dever cumprido e um trabalho muito bem feito”, destacou Cypriano, que fez seis lutas até chegar ao título.

“Por ser um campeonato mundial, os níveis das lutas eram muito altos. São atletas preparados e ninguém quer perder. O trabalho foi feito da maneira certa, desde o treinamento funcional, até o mental, e treinei muito o meu jiu-jitsu para sair vitorioso”, enfatiza.

cypriano podioGuilherme Cypriano com a medalha de ouro no Mundial – Crédito: Kenny Jewel for GrappletV

Fanático por esportes, Cypriano deu o seu pontapé inicial através do seu cunhado, que lhe apresentou a arte marcial, mas o gesto de carinho feito pelo seu mestre o impulsionou ainda mais na prática da modalidade.

“No meu primeiro treino, o meu mestre, André Vicentin, foi até porta-malas do seu carro e me deu um quimono. Era para ele ter dado para outra pessoa, mas ela não apareceu. Eu fiquei muito encantado com aquilo, pois nunca tinham feito isso por mim antes. Este simples gesto fez com que eu nunca parasse de treinar”, lembra.

Com apenas três meses de treino, o lutador participou de sua primeira competição e não parou mais. Em cinco anos praticando jiu-jitsu, Cypriano disputa de três a quatro campeonatos por mês, todos nos finais de semana.

E a modalidade anda em alta. Além dele, a conterrânea Lívia Renata, a Livinha, é faixa preta no jiu-jitsu e um nome bastante conhecido no mundo do MMA e participa do UFC.

“Hoje, o jiu-jitsu para mim não é mais um hobby, mas sim uma profissão. Eu vivo disso. Eu fico muito feliz de ter levado esse título mundial para Araraquara”, destaca o jovem lutador.

Além de ter conquistado o título mundial, Cypriano deu mais um passo importante em sua carreira, sendo promovido para a faixa roxa e quer voos mais altos em sua carreira.

“Agora como faixa roxa, pretendo lutar nos Estados Unidos e disputar os abertos da IBJJF, que acontecem em cada estado, e pretendo disputar o mundial no-gi (sem quimono), além de lutar o máximo possível”.

cypriano ciceroDe faixa roxa, Cypriano ao lado do mestre, Cícero Costha

Mesmo em grande fase, o lutador pede ajuda e deixa um recado para que a cidade possa apoiar ainda mais o crescimento desta modalidade.

“Continuo na luta, atrás de mais patrocinadores para me ajudar. Mas o apelo que eu faço é que Araraquara possa ajudar mais no esporte, pois tem muito atleta de ponta. É muito gratificante representar a minha cidade mundo afora”.

Cypriano segue se preparando para mais campeonatos no exterior e na saga de conquistar mais títulos para a Morada do Sol.

Confira o lance que deu o titulo mundial para Guilherme Cypriano:

Crédito das fotos: Reprodução / Facebbok