Home Geral

Comissão discute legislação para valorizar e regulamentar trabalho de artesãos

59
Thainara 145

Encontro foi organizado pela vereadora Thainara Faria

Thainara 145A vereadora Thainara Faria buscando regularizar a atividade dos artesãos na cidade

Com o objetivo de criar uma legislação na cidade de Araraquara para regulamentar e, consequentemente, valorizar o trabalho de artesãos, a Comissão de Economia Solidária, da qual faz parte a vereadora Thainara Faria (PT), se reuniu na tarde de sexta-feira (31).

Conforme explicou a parlamentar, a comissão tem a intenção de buscar entender as necessidades e limitações desses profissionais.

A coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, destacou a importância de se entender o que é o artesanato local, e o que seria classificado como artesanato.

CARTEIRINHA

Foi abordada a possível criação de uma carteirinha de artesão, além dos benefícios que tal documento poderia trazer. “A carteirinha ajudaria no fomento do artesanato em Araraquara e para regularizar a situação de todos. Acabaria facilitando o trabalho deles, auxiliando também no encontro de artesãos para determinados eventos e feiras”, entende Thainara.

ALIMENTAÇÃO ARTESANAL

Os membros da comissão também discutiram a questão da alimentação artesanal. “Precisamos garantir um mínimo de segurança”, disse a coordenadora executiva de Cultura do município, Gabriela Palombo.

Para Camila, poderia se fazer, inicialmente, uma regulamentação da alimentação nas feiras. “Envolveria curso de manipulação de alimentos e inspeção da Vigilância Sanitária”, detalhou a coordenadora. “Depois que tivermos formulado a proposta, levaremos para os conselhos municipais e podemos também realizar uma Audiência Pública”, completou.

SUGESTÕES

Já foi definida a data para uma próxima reunião que terá o objetivo de trabalhar na elaboração da lei que regulamentará a atuação dos artesãos. O próximo encontro ocorrerá no dia 28 de junho.

Também participaram da reunião o médico veterinário responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Gustavo Alexandre Cavalieri, e a gerente de Economia Criativa e Solidária, Flávia de Jesus Andrade.