
Nesta quinta-feira (20), durante “Operação Pré Piracema”, uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Ibitinga, ao chegar no ponto para iniciar o patrulhamento pelo rio Ribeirão dos Porcos, avistou acampamento ocupado por dois pescadores. Após abordagem nada de ilícito foi encontrado com eles e nem nas barracas.
Em continuidade foi realizado busca no veículo dos pescadores e encontrada uma caixa de isopor contendo grande quantidade de peixes das espécies traíra e piranha que foi pesada e totalizou 53,4 kg.
Em seguida os policiais perguntaram sobre a captura dos peixes e ambos disseram que foram somente eles dois quem capturaram os peixes com uso de caniços de bambu e também com o auxílio da embarcação de alumínio. Disseram ainda que a pescaria tinha ocorrido próximo a confluência com o Rio Tietê, informando que são somente pescadores amadores da modalidade embarcada.
Eles também foram questionados se tinham conhecimento do artigo 7° da Portaria SAP/MAPA n° 616, de 08 de Março de 2022, a qual estabelece o limite aos pescadores amadores de 10kg e mais um exemplar de qualquer medida e os pescadores disseram desconhecer sobre o assunto.
Diante do exposto, os pescadores foram multados em R$ 1.634,00, cada, conforme artigo 35, da Resolução SIMA 05/21 e tiveram o pescado excedente apreendido totalizando 31,7 kg juntamente com os demais petrechos.
Os infratores responderão ainda por crime ambiental previsto no artigo 34 parágrafo único, inciso II, da Lei Federal 9.605/98.
Todo o pescado apreendido totalizando 31,7 kg foi doado para a Associação do Senhor Bom Jesus de Ibitinga.