A Raízen informou que suspendeu nesta sexta-feira (4), as atividades da unidade Santa Helena, localizada em Rio das Pedras -SP, por um período inicialmente previsto de dois anos.
A iniciativa tem como objetivo otimizar a atuação e a produção da empresa no Polo Piracicaba, reduzindo a capacidade ociosa das unidades produtoras da empresa.
“A companhia não diminuirá sua produção ou moagem total e reforça ainda que os compromissos com seus fornecedores parceiros serão cumpridos”, ressalta.
Em comunicado, a Raízen informa que está aberta ao diálogo com parceiros e colaboradores a fim de atenuar ao máximo os efeitos socioeconômicos da medida.
Ainda reitera que uma grande parte dos colaboradores serão reabsorvidos pela companhia e agradece a todos os desligados pelo seu tempo de trabalho e dedicação.
“A empresa cumpre integralmente a legislação trabalhista vigente no Brasil e preza pelo bem-estar de seus colaboradores. Para isso, pacotes de compensação foram negociados junto aos sindicatos para mitigar o impacto das demissões na vida dos profissionais e colaborar com a estabilidade financeira dos núcleos familiares das comunidades em que estamos inseridos”, explica.
Também reforça que esta ação de hibernação é pontual e não altera o plano de expansão anunciado. “A Raízen continua com o cumprimento das suas metas e segue sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do país”.
Com um time de mais de 40 mil funcionários, a Raízen tem 35 parques de bioenergia – dos quais 30 estão em operação – com capacidade total instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada.
Na safra 2021/22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.