Não é fácil saber que você tem diabetes. Mas, segundo a endocrinologista da Unimed Araraquara Dra Isabela Ap. da Rocha Tavares Inada, com orientações de qualidade de um médico, bem como de uma equipe multidisciplinar, é possível ter uma vida longa, feliz e saudável, superando todos os medos que tal diagnóstico pode gerar.
Assim, neste Dia Mundial da Diabetes (14/11), a médica pontua que a doença pode ser gerenciada da melhor maneira possível pelo próprio indivíduo. “Uma das coisas mais importantes é controlar o nível de glicose no sangue, para evitar complicações, assim como se manter no peso”, comenta.
Mas como fazer isso? Exercícios físicos regulares (até mesmo uma simples caminhada em uma boa freqüência) ajudam a baixar as taxas, pois quando você gasta energia, o organismo usa o açúcar do sangue em velocidade maior.
“O planejamento alimentar também é importante. Não precisa ser uma dieta em si, mas sim algo permanente, sempre fazendo as melhores escolhas na hora de comer”, completa.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a diabetes afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes afirmou, em pesquisa divulgada em 2019, que mais de 13 milhões de pessoas convivem com a doença, sendo esse número em potencial crescimento.