A usina mineira Bioenergética Vale do Paracatu S.A – Bevap, localizada na cidade de João Pinheiro, foi um dos destaques do Prêmio MasterCana Brasil 2022, realizado no último outubro, conquistando dois troféus.
Um deles foi na categoria Eficiência Industrial, na vertente Gestão, onde a unidade produtora vem se destacando há algumas safras. A relevância nessa área não vem do acaso.
De acordo com o analista de processos da usina, Leonardo Lopes Andrade, a BEVAP já nasceu com a inovação em seu DNA. “A gente tem esse cunho da inovação. Nascemos assim, totalmente automatizados. Temos um centro de operação, temos o COI e o COA e temos, como diferencial, inteligência artificial integrada em nossos processos industriais”, comenta.
Inclusive, o uso de inteligência artificial na BEVAP tem garantido uma grande estabilidade no processo, o que resulta em uma produtividade mais eficiente e econômica.
Eraldo Fernandes, supervisor de automação industrial, oferece mais detalhes sobre isso. “No controle de pH alcançamos redução no consumo da Cal, com maior estabilidade no processo, gerando uma economia de aproximadamente 18% do consumo da cal em 15 dias de produção do açúcar cristal”, comenta.
Esses resultados vieram graças a aplicação da Otimização em Tempo Real nos processos industriais promovida pelo S-PAA, software de Otimização em Tempo Real (RTO), que como se pode ver pelos relatos coloca a planta industrial nas mãos do time de gestores promovendo assim uma Excelência Operacional 24/7.
Algo que o diretor industrial da BEVAP, Gilmar Galon, pode também atestar. Ele informa que fora o aumento na estabilidade do processo, ganhos significativos foram obtidos. “Na extração, o S-PAA permitiu um ganho de 0,12%. Na geração de energia ele proporcionou maior estabilidade na pressão do vapor”, descreve Galon.