Home Cidade

Covid: Vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos, com comorbidades só com agendamento prévio

Sábado (26) terá plantão de vacinação que vai incluir todos os públicos, infantil e adulto

55
Pessoas que ainda não completaram seu esquema vacinal devem buscar um dos polos de vacinação

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta sexta-feira (25) a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 2 anos, com comorbidades. Para receber o imunizante é obrigatório apresentação de atestado médico que comprove a condição clínica da criança. 

O imunizante utilizado será a Pfizer Baby e, por conta da quantidade de imunizantes disponibilizada neste momento e para otimizar essas doses entregues inicialmente ao município, o atendimento dessa faixa etária com comorbidades será feito às sextas-feiras, somente no posto de saúde do Melhado, das 8 às 15 horas, e com agendamento prévio pelo telefone 0800 7717723. O agendamento pode ser feito das 8 às 18 horas.

Assim que mais doses da Pfizer Baby forem sendo distribuídas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III – Araraquara), órgão do Governo do Estado de São Paulo responsável pela distribuição dos imunizantes, o atendimento será ampliado.

Já está marcado também para este sábado, dia 26 de novembro, plantão de vacinação contra a Covid-19 que vai incluir os bebês de 6 meses a 2 anos, com comorbidades. No plantão, que será feito das 8 às 15 horas, essas crianças estarão sendo vacinadas na unidade de saúde do Melhado e com agendamento. Portanto, os responsáveis pelas crianças já podem ligar no 0800 da Saúde e agendar a vacinação para sexta (25) ou sábado (26).

Os públicos infantil e adulto também serão atendidos neste plantão em unidades de saúde específicas, que serão definidas e divulgadas nos próximos dias.

VACINAÇÃO ADULTO E INFANTIL EM CURSO

E as pessoas que ainda não completaram seu esquema vacinal devem buscar um dos polos de vacinação para tomarem as doses em atraso, incluindo as duas doses de reforço (3ª e 4ª doses). Diante do aumento do número de casos positivados de Covid-19 nas últimas semanas, é a vacina que evita as complicações da doença e mantém a situação epidemiológica sob controle, sem aumento do número de internações.

Durante a semana, a 4ª dose nas pessoas com 18 anos ou mais, assim como o atendimento da faixa de 12 a 17 anos, são feitos em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta das 8 às 12 horas, e no Sesa, também de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

E ainda na unidade do Sesa continua sendo feita a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico.

Já no caso do público infantil, de 3 a 11 anos, a aplicação de 1ª e 2ª doses está sendo feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas seguintes unidades de saúde do município: América, Yolanda Ópice, Santa Angelina, Iedda e Adalberto Roxo.

Na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

“É muito importante destacar que a vacina pode evitar as formas mais graves da doença. Por isso, as pessoas devem completar o esquema vacinal contra a Covid”, reafirma Glaucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

 – Bebês de 6 meses a 2 anos com comorbidades

Unidade de Saúde do Melhado

Endereço: Rua Cap. José Sabino Sampaio. s/n – Vila Melhado

Às sextas-feiras, das 8 às 15 horas

Somente com agendamento pelo 0800 7717723 (das 8h às 18h)

*Obrigatória apresentação de atestado médico que comprove a condição clínica da criança.

– Crianças de 3 a 11 anos (1ª e 2ª doses)

Unidades do América, Yolanda Ópice, Santa Angelina, Iedda e Adalberto Roxo

Sextas-feiras, das 8 às 15 horas

Unidade do Sesa

De segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas

 – 12 anos ou mais (3ª dose) e 18 anos ou mais (4ª dose)

Todas as unidades de saúde do município

De segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas

Unidade do Sesa

De segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas

– 18 anos ou mais imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e em tratamento quimioterápico (5ª dose)

Unidade do Sesa

De segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas