O gabinete do presidente da Câmara, Aluísio Boi, se transformou em local de homenagem e reminiscências, na semana passada, ocasião em que o músico André Pascoal Neto, o André do Piston, recebeu o título de Cidadão Araraquarense, concedido, em 2008, por meio de decreto legislativo de iniciativa do então vereador Everson Miguel Inforsato, o Dicão.
Estiveram presentes os vereadores Carlão do Joia (Patriota), Edson Hel (Cidadania), Fabi Virgílio (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), João Clemente (PMDB) e Paulo Landim (PT), além de alguns servidores da Casa. Escolher o Dia do Músico para a entrega tornou a homenagem emblemática, uma vez que a maioria dos presentes narrou causos relacionados a André. Todos acompanharam de perto a trajetória do trompetista, que ficou conhecido nacionalmente como André do Piston.
“Meu pai, músico, tocava saxofone e minha mãe sempre quis que eu tocasse um instrumento robusto, como o trompete. Comecei tocando esse instrumento, aos 11 anos de idade, e nunca mais parei. Já tive conjunto, toquei em casamento, gravei com sertanejos e fiz muitas outras participações. Quando vim para Araraquara em 1984 fazia apresentações em barzinhos da cidade, no Canecão e outros locais. Um dia vi escrito Zezinho Cipó e André do Piston e assim passei a ser conhecido”, relembrou com alegria o músico, que é natural de Presidente Venceslau.
Acompanhado da esposa, Maria Dirce dos Santos, mais conhecida como Dedé Cabeleireira, e do amigo e também músico Jeferson Talel Hadad, André do Piston se emocionou diante dos discursos de admiração e carinho direcionados a ele.
“É uma alegria receber essa honraria. Cheguei a Araraquara, em 1984, de fusca e com um cobertor velho. Sentei na praça da Igreja do Carmo e falei: um dia vou morar em Araraquara. O povo daqui é diferente. Amo essa cidade e meus amigos daqui“, revelou o músico.
De acordo com o presidente Aluisio Boi, entregar o título de “Cidadão Araraquarense” na terça-feira, Dia do Músico, é lembrar de uma data simbólica. “Fazer essa entrega de honraria a um músico da envergadura do André é uma grande alegria para essa casa. Parabéns ao André do Piston, agora um araraquarense”.
Nas palavras do vereador João Clemente, “tem o Jacob do Bandolim, o Jackson do Pandeiro e aqui em Araraquara temos a honra de ter o André do Piston. Sabemos que a cidade cultiva um rico acervo cultural. No dia do músico, os meus parabéns vão para o André. A sua música e sua obra se misturam. Sou sobrinho do pandeirista Manoel Clemente e do percussionista Laerte Clemente e me orgulho disso.
O parlamentar Edson Hel parabenizou o músico, afirmando que, desde a sua mocidade acompanhou a trajetória de André do Piston. “Estou muito feliz com essa homenagem que a Câmara concedeu a ele”.
A vereadora Fabi Virgílio (PT) lembrou da generosidade do André do Piston, que ajudou a muitos grupos de teatro e músicos, numa época em que não existiam políticas públicas com MEI regularizado para os artistas e André sempre os socorriam quando tinham que prestar algum serviço.
O copeiro da Câmara, Darci Batista, foi quem apelidou o músico de ‘bico doce’, na época em que trabalhava como garçom na pizzaria Olímpio. “André tocava ali e em outros lugares. Ele sempre foi um músico exemplar”, afirmou o servidor, referindo-se ao amigo.
“André é como um membro da família. Certa vez, há 12 anos, brincando na churrasqueira da minha casa inventamos de formar um conjunto (Paralelas) de samba e MPB. Ele era o único profissional no grupo e, com sua bondade, se uniu a nós, participando de shows em quermesse e dando oportunidade para a gente sonhar um pouco”, afirmou o músico e amigo, Jeferson.