Neste domingo (4), será realizada a “5ª Caminhada pelo fim da violência contra as mulheres e meninas”, que tem sua concentração marcada para as 9h no Parque Infantil e saírá em um percurso que passará pela Avenida Arcângelo Nigro, Rua Nove de Julho e Av. Bento de Abreu, com destino à Praça do Daae. A atividade, realizada em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, integra a programação dos “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas”, mobilização realizada pela Prefeitura de Araraquara por meio do Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria de Políticas para Mulheres.
A coordenadora executiva de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima, falou sobre a importância da atividade. “A caminhada é uma proposta do Grupo de Mulheres do Brasil, que está compondo de forma extremamente positiva a mobilização dos ’21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas’ na nossa cidade. É uma importante parceria do poder público com a sociedade civil organizada, voltada para o enfrentamento de todas as formas de violência de gênero. A caminhada marcará mais um momento de visibilidade e busca da conscientização social, assim como uma forma de demonstrar nossa indignação, nosso repúdio com a violência contra as mulheres, e mostrar também que estamos em constante luta por uma sociedade igualitária e equânime, onde as mulheres tenham respeitado seu direito humano fundamental a uma vida digna, portanto, sem violências.”, salientou.
A caminhada terá como cor predominante o laranja. “A cor laranja é um símbolo internacional estabelecido pela ONU e que convoca toda a sociedade para essa mobilização. O lema que a ONU traz para nós é ‘Pinte seu município de laranja pelo fim da violência contra mulheres e meninas’. Convidamos todas as pessoas para esse momento de resistência e luta e, se tiver uma peça de roupa laranja, que a use nessa caminhada de domingo porque vai fortalecer esse movimento”, concluiu Grasiela.
A programação dos “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas” contou com um evento preparatório no dia 16 de novembro, na Câmara Municipal, que recebeu o lançamento da campanha “Luto contra as violências”, uma parceria da Coordenadoria de Políticas para Mulheres com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. A mobilização também integrou a Marcha Unificada no dia 20 de novembro, que reuniu também a Marcha da Consciência Negra e a Marcha do Dia Internacional da Memória Trans. Desde então, várias ações vêm sendo desenvolvidas dentro da agenda, que conta com ato de sensibilização e panfletagem, oficina de cartazes, marcha unificada, rodas de conversa, mesas redondas, caminhada, lançamento de e-book, entre outras ações que se estendem até o dia 10 de dezembro.
Neste sábado (3), a programação conta com a Roda de Conversa “Mulheres Negras, Violência Racial e Adoecimento Mental”, em parceria com as Promotoras Legais Populares. O evento está marcado para as 10h no Centro de Referência da Mulher.
Confira abaixo os próximos eventos da programação dos “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas”:
PROGRAMAÇÃO
3 de dezembro
Roda de Conversa “Mulheres Negras, Violência Racial e Adoecimento Mental”
Parceria com as Promotoras Legais Populares
10h – Centro de Referência da Mulher (CRM)
4 de dezembro
5ª Caminhada pelo fim da violência contra as mulheres e meninas (Org. Grupo Mulheres do Brasil)
9h – Concentração: Parque Infantil. Percurso: Av. Arcângelo Nigro – Rua Nove de Julho – Av. Bento de Abreu. Destino: Praça do DAAE
7 de dezembro
Roda de Conversa “Transfobia e Violência Contra as Mulheres Trans e Travestis”
19h – Centro de Referência da Mulher (CRM)
10 de dezembro
Sarau na Praça: “Mulher é Verbo que se fez Luta”. Encerramento da Campanha “Luto Contra as Violências” e da Mobilização “21 Dias de Luta Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”
18h – Praça das Bandeiras