Home Destaques

Edinho não marcou gol mas deu assistência para seu assessor ser secretário

Edinho Silva não conseguiu emplacar Ministério, mas nomeou seu assessor Chefe de Gabinete, Alan Silva, para a Secretaria Especial de Articulação Institucional - do Ministério de Relações Institucionais - que cuidará da relação dos entes federados com o Executivo Federal e o Congresso Nacional. José Maria Viana escreve sua coluna nos fins de semana no RCIA.

112

AS CHUVAS CONTINUAM

Os acontecimentos mais significativos do momento em Araraquara são as chuvas que não param e já detonaram a cidade em nove pontos, segundo levantamento da Prefeitura, com interdições e morte de seis pessoas da mesma família engolida pela cratera que se abriu na avenida 36, rompendo-a de fora a fora, perto da Unip. Ali a manilha não suportou o volume das águas que caíram sobre a cidade e se rompeu vindo tudo abaixo e cada dia aumenta mais. Já escrevemos aqui que, em vez de tubulação, a Prefeitura deveria construir uma ponte para deixar as águas passarem livres por baixo e garantiria o futuro nessa mudança climática que vivemos. Foi anormal o volume de chuvas, acusando de terça-feira (27) para quarta, 200 mm. E de agora em diante pode se esperar mais com o clima mudando em todo o planeta.

PONTOS INTERDITADOS

No balanço da Prefeitura até o final da tarde da quarta-feira (04), Araraquara possuía nove pontos interditados total ou parcialmente devido aos danos causados pelas chuvas: Avenida 36 (Padre Francisco Salles Colturato), próximo à Unip; Rua Nove de Julho (Rua 2), na altura do Parque do Botânico; uma pista do Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio de Arruda Camargo, que margeia o Parque Botânico e acessa a Rua Gennaro Granata; Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, próximo ao número 790, no Parque São Paulo; Rua Armando de Salles Oliveira com a Rua José Palamone Lepre; Avenida José Barbanti Neto, na altura do condomínio Altos do Jaraguá; Rua João Peroni com a Rua Professora Rivadávia Marques Júnior, no Jardim Dom Pedro; ponte na área rural ARA-333 (desvio do pedágio da Rodovia Washington Luís, após a Chácara do Nelson); e ponte da Avenida Dr. Carlos Alberto Calseviano, no Jardim Residencial Vale do Campo.

BUSCANDO APOIOS

Após visitar a 36, o caso mais grave, ao lado do Parque São Paulo onde uma cratera ameaça engolir casas ao redor, o prefeito Edinho Silva, após lamentar as seis mortes, decretou Estado de Emergência para conseguir com urgência verbas estaduais e federais. Na quarta-feira (04), o prefeito foi recebido em São Paulo pelo secretário de Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab, Casa Militar e Defesa Civil quando apresentou as demandas de Araraquara por causa das Chuvas. Edinho Silva disse ainda com esperança que “uma cidade que venceu a pandemia também tem forças e vai superar essa tragédia”! É verdade!

MINISTROS VISITAM CIDADE

Na quinta-feira (05), Edinho Silva com a força que tem dentro do PT conseguiu visita à cidade de dois ministros do Governo Lula. Foi a primeira cidade do país a receber esse apoio por causa das chuvas. Estiveram em quatro locais dos mais graves em Araraquara os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés (PDT), e das Cidades, Jader Filho (MDB). Goés entendeu a urgência de Araraquara e prometeu apoio. Disse ainda que na avenida 36, “a tubulação terá que ser triplicada”. Vou repetir que ali tem que ser construída uma ponte, um viaduto! Vejam, o orçamento preliminar da equipe do Edinho é que os custos até agora para reparar os estragos em Araraquara estariam beirando R$ 50 milhões! É um fenômeno natural – não tão natural assim porque hoje tem a mão humana – Mas já pensou se isso tivesse acontecido no Governo de Marcelo Barbieri? A cidade teria vindo abaixo com passeatas nas ruas etc!

PONTE PRÉ-MOLDADA

Consultei amigo meu político, engenheiro e construtor experiente sobre o assunto da 36, entre as opções de manilha como foi até então e defende o ministro Waldez Goés e ponte, como sugeri, Ele me disse que o tubo, “é a solução mais barata, porém inviável neste período de chuvas. Teriam que esperar uns dois meses para fazer as obras. Com ponte pré-moldada, você faz as fundações fora do rio em 15 dias e durante esse período, faz as vigas pré-moldadas e em 30 dias tudo ficaria pronto”. Para o engenheiro, o tubo (manilha) “é uma solução técnica errada e inadequada”. Eis aí a solução Edinho… Aprenda com quem sabe das coisas!

ESTÁ TUDO ACERTADO

Outro amigo jornalista me disse que acompanhou as visitas dos ministros e o Das Cidades, Jader Barbalho Filho, decretou Estado de Calamidade Pública imediatamente. “As obras vão sair a toque de caixa sem licitação e com urgência. O Governo Federal vai pagar tudo para salvar o Edinho, porque se fosse pela Prefeitura, nenhuma construtora faria porque o Município não tem como e não tem pago obra alguma”! Sem caixa!

CIÚMES EM SÃO CARLOS

Em tempo, a EPTV perguntou aos ministros se eles visitariam também São Carlos que tem destruição semelhante as de Araraquara como todos os anos. Eles disseram que, no momento, a visita era em Araraquara, mas que poderiam também em outra ocasião visitar São Carlos e outras cidades da região atingidas. Obviamente São Carlos não tem o peso político que tem Araraquara no Governo Federal e os ex-prefeitos petistas da cidade, jamais pediriam em favor do atual, uma vez que são adversários ferrenhos! São Carlos tem que desativar aquele Centro Comercial ao redor do rio para evitar que todos os anos, como acompanhamos, seus comerciantes tenham que perder tudo como sempre ocorreu nos últimos tempos!

NOMEANDO O ASSESSOR

Edinho Silva não conseguiu emplacar Ministério, mas nomeou seu assessor Chefe de Gabinete, Alan Silva, para a Secretaria Especial de Articulação Institucional – do Ministério de Relações Institucionais – que cuidará da relação dos entes federados com o Executivo Federal e o Congresso Nacional. Alan foi Chefe de Gabinete de Edinho quando ministro da Comunicação Social no Governo Dilma Roussef. Desempregado pelo impeachment, o amigo o trouxe para Araraquara como fizeram todas as prefeituras petistas antes do PT chegar à Presidência, segurando a barra dos amigos graduados. O prefeito de Araraquara agradeceu a colaboração de Alan ao seu Governo e disse que a cidade “ganhará um embaixador junto ao Governo Lula”.

POSSES CONCORRIDAS

Até agora as posses mais concorridas do Ministério de Lula, foram, em primeiro a de Marina Silva, cujo auditório não comportou a claque que foi apoiá-la com muita gente em outras salas seguindo por telões. A ministra foi enfática no seu discurso e prometeu que o Brasil terá uma nova era na área do Meio Ambiente e que o país pautará a partir de agora as discussões ambientais e das crises climáticas. Vai criar um órgão especial de Autoridade Climática. A segunda posse mais concorrida foi a do vice-presidente Geraldo Alckmin à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços com forte discurso na defesa da reindustrialização do país. O terceiro mais concorrido foi o de Simone Tebet à frente do Ministério do Planejamento que terá influência em todos os outros ao planejar o futuro do Brasil! Disse que preferia um Ministério Social, mas que se empenhará com todas as forças para servir ao Governo Lula e ao Brasil na pasta que lhe foi confiada, com muito brilho!