Home Destaques

Governador assina nesta terça em Araraquara início das obras pós tragédia da 36

Com uma máquina já disponibilizada pela construtora e já no local desde a semana retrasada aguarda-se a assinatura do documento para o início das obras que deverão durar cerca de 180 dias. Ambos os lugares - Avenida 36 e Av. Francisco Martins Caldeira Filho, serão entregues na mesma data, talvez antes do aniversário de Araraquara, 22 de agosto.

130
Avenida 36, palco de uma tragédia inesquecível e no antigo "buracão do São Geraldo"

O prefeito Edinho Silva recebe nesta terça-feira (31), em Araraquara, o governador do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas para a atividade de assinatura da Ordem de Serviço visando início das obras de recuperação da ponte do Ribeirão das Cruzes, na Avenida Padre Francisco Salles Coulturato (avenida 36), onde uma cratera foi aberta na noite de 28 de dezembro de 2022, em virtude da intensa chuva, fazendo seis vítimas fatais da mesma família.

Na ocasião, o governador e o prefeito assinam ainda a Ordem de Serviço para início das obras de recuperação da Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, no Parque São Paulo, que sofreu erosão também causada pelo temporal daquela mesma noite. As duas vias estão interditadas deste o ocorrido.

A atividade de assinatura das Ordens de Serviços será realizada às 13h30, no próprio local de uma das obras, na Avenida 36, próximo à rotatória da Unip.

CONVÊNIO

De acordo com a autorização do convênio que foi assinada no dia 10 de janeiro, parte dos recursos será aplicada na construção de galerias de águas pluviais na Avenida 36. Na via, a chuva forte abriu uma cratera no trecho sobre o Ribeirão das Cruzes, na noite do dia 28 de dezembro. Foi a mais grave ocorrência daquela noite; a via cedeu e ocorreu a tragédia envolvendo um veículo que caiu no Ribeirão das Cruzes, com seis vítimas fatais.

Outra parte dos recursos será destinada à construção de muro de contenção em gabião, na Av. Francisco Martins Caldeira Filho, no Parque São Paulo, onde uma grande erosão foi provocada também pelo temporal e a avenida teve que ser interditada.

Esses danos ocorreram após chover 83 mm em apenas uma hora, das 19h30 às 20h30 daquela noite, somando 200 mm de chuva somente no dia 28 de dezembro. Dezembro teve o dobro da média histórica de chuvas em Araraquara; foram 507 mm registrados, sendo que a média para o mês é de 242 mm.