Missas em horários pré-estabelecidos, visitas e orações durante todo o dia, além da quermesse que mobiliza a população do bairro formam a programação em comemoração ao Dia de São José, festejado neste domingo (19), em Araraquara. Logo cedo, 8h, aconteceu a primeira missa com cerca com centenas de fiéis, uma grande parte chamada “José” e devota do santo tão admirado. A cerimônia religiosa foi celebrada pelo padre Bruno Sérgio Sedenho.
Padre José Alfeu, coordenador das comemorações conta que “o bairro tem uma grande admiração por São José e que anualmente a festa em homenagem a ele reúne milhares de pessoas”. Não é apenas por uma questão de respeito, mas acima de tudo pela devoção religiosa, disse ele esta semana, por ocasião das celebrações, convocando a população para o encerramento da programação neste domingo com missa e procissão às 18h e às 19h.
Para o padre José Alfeu Pereira, o evento tem outro significado: da alegria em participar deste movimento que simboliza a crença no santo padroeiro do bairro. “Um bairro maravilhoso que vive o catolicismo na sua essência”, comentou o sacerdote, que está em Araraquara há 3 anos.
Neste domingo as missas foram programadas para 8h, 9h30, 15h, 18h e 19h sendo a última considerada solene pois ocorre após a procissão que deverá caminhar por algumas ruas do bairro.
O Dia de São José terá ainda neste domingo a continuidade da quermesse, onde as famílias se encontram para interação religiosa e também de confraternização.O padre José Alfeu Pereira, Adilson Custódio e colaboradores do movimento religioso
QUEM É SÃO JOSÉ
São José era carpinteiro na Galiléia e marido da Virgem Maria, protetor da Sagrada Família, foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém. Educou e protegeu o menino Jesus, com o amor de Deus-Pai. São José foi um homem justo, trabalhador e exemplo de pai.
A simplicidade e a fidelidade fizeram de São José o protetor escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem como para todos nós. “O Anjo do Senhor manifestou-lhe, em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua Mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.”
JOSÉ – SIGNIFICADO
É “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou ”Deus multiplica”. O nome José tem origem no nome hebraico, Yosef, que significa “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus.