Quem ainda assite TV usando uma antena parabólica tradicional, que recebe imagens de TV aberta, precisa ficar atento. Isso porque o sinal dessa tecnologia (chamada de banda C) vai ser desligado em breve.
Para seguir sintonizando as programaçôes pela televisão, será necessário fazer a troca desse aparelho para a nova parabólica digital — chamada de banda KU. E esse processo de substituição em casas de famílias de menor renda é totalmente gratuito e está sendo feito pela Siga Antenado, entidade criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O agendamento para que a população faça a substituição da parabólica convencional para o modelo digital já foi aberto em todas as capitais brasileiras e em mais de mil cidades de todos os estados do país. O presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, reforçou a necessidade de trocar a antena parabólica antiga por uma mais moderna.
“Para a pessoa ou a família ter direito a receber o novo kit de recepção pela parabólica digital, ela precisa atender dois requisitos: ser beneficiário de algum programa social do governo federal, que é o Cadastro Único (CadÚnico); além disso, é necessário estar recebendo o sinal pela parabólica pela convencional, que é a banda C”, disse Guerra ao explicar quem tem direito a receber a antena parabólica digital (banda KU) sem custo algum. “Tendo esses dois requisitos, ela tem direito a receber o kit e a instalação da nova antena”.
COMO SOLICITAR A TROCA?
O presidente da Siga Antenado reforçou que o projeto não entra em contato com ninguém. Dessa forma, ressaltou que as famílias com antena parabólica antiga devem entrar em contato com o movimento para solicitar a gratuidade na instalação do novo kit. Nesse sentido, o contato pode se dar por:
- Telefone = 0800-729-2404;
- E-mail = atendimento@sigaantenado.com.br; e
- Site = sigaantenado.com.br.