A Ferroviária confirmou a chegada de Júnior Chávare, que exercerá a função de Diretor Executivo de Futebol, ocupando o lugar deixado por Rodrigo Possebon, que foi demitido logo após o clube ser rebaixado para a Série A2 do Paulistão.
Chávare, que chegou em Araraquara no início do mês, estava na equipe do Juventude e possui passagens por Atlético-MG, Grêmio, São Paulo, Bahia e Juventus-ITA. Uma de suas funções é fazer a integração do elenco da base com o profissional da Locomotiva.
Em suas primeiras palavras, ele enalteceu o processo do clube, na busca de revelar jogadores e de ter equipes competitivas no futebol profissional.
– O processo será focado na formação humana com qualidade, revelação de atletas de alto nível para o mercado e paralelamente montar equipes competitivas para todos os torneios profissionais. Conquistar acessos com a equipe profissional, melhorar a estrutura, processos internos, fomentar a sinergia entre base e profissional oportunizando as melhores condições para obtenção de bons resultados e cumprimento das metas e objetivos nos torneios – declarou ao site do clube.
Chávare revelou também que terá que administrar a forma do clube atuar, principalmente na questão financeira. Por conta do rebaixamento, a Ferroviária deixará de ganhar cerca de R$ 6 a 8 milhões no Paulistão apenas com cotas de televisão.
– O interesse da nova administração é tornar o clube como uma das maiores referências em formação de atletas de alta competitividade. As primeiras medidas adotadas serão a reestruturação de ordem financeira e definição de novas diretrizes para atender os objetivos e metas definidas, para que o clube consiga ser referência em formação e possua grande competitividade em todos os campeonatos que disputar – detalhou.
Além desta parte de “reconstruir” o clube, Chávare terá também a missão de fazer a montagem do elenco para a disputa da Série D, não escondendo que o principal objetivo será o acesso. A equipe não tem calendário nacional garantido para a próxima temporada.
– O clube terá de adaptar os investimentos com base no novo orçamento, diante do atual cenário e competições que participa. De todo modo, intenção e o foco neste semestre é conquistar o acesso à Série C ainda em 2023 – falou o diretor.
No Brasileiro da Série D, a Ferroviária está no Grupo A7, ao lado de XV de Piracicaba, Inter de Limeira, Maringá, FC Cascavel-PR, CRAC-GO, Operário-MS e Patrocinense-MG.
Com jogos de turno e returno, a estreia da Locomotiva será diante do Operário, no dia 6 ou 7 de maio, na Fonte Luminosa.