Na manhã desta quinta-feira (5), uma creche na cidade de Blumenau, Santa Catarina, foi alvo de um ataque. De acordo com agentes da Polícia Militar (PM), quatro crianças foram mortas e uma está em estado grave. O ataque aconteceu na creche particular Cantinho Bom Pastor, que fica na Rua dos Caçadores, no bairro Velha.
Um homem de 25 anos invadiu a creche portando uma machadinha, atacou as crianças e depois se entregou à polícia, segundo Ulisses Gabriel, delegado geral de polícia de Santa Catarina.
“A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, que tem expertise na extração de dados de telefone e computadores. A gente quer identificar se tem mais algum participante. Se mais alguém participou. Como ele tramou esse plano. Onde ele obteve informações”, disse Ulisses.
A Polícia Civil e equipe do Instituto Médico Legal (IML) seguem em operação. Após saber dos ataques, os pais foram ao local e, segundo os bombeiros, o clima era de desespero. Inicialmente, apenas os agentes de segurança entraram no local para o resgate das vítimas e os sobreviventes foram sendo liberados pouco a pouco. Até às 10h, todas as crianças já tinham sido entregues às suas famílias.
O ataque ocorre menos de 10 dias após um atentado em escola na Vila Sônia, em São Paulo. Na ocasião, um aluno adolescente que matou uma professora com golpes de faca e deixou outras três feridas, além de um estudante. Desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas por criminosos no Brasil.
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, condenou o ataque e afirmou que já vinha fazendo alertas sobre novos atentados.
“Alertamos: a pergunta nunca foi SE aconteceria um novo ataque com mortes. Mas quando. Ocorreu hoje, em uma creche em Blumenau, após muitas tentativas e alguns ataques sem vítimas que aconteceram em todo o país desde 27 de março (Vila Sônia)”, disse. (Informações NSC Total)