Foi sepultado no final da tarde deste domingo (09) no Cemitério São Bento, o agricultor Henrique Augusto Somenzari que por vários anos ocupou postos importantes na diretoria do Sindicato Rural de Araraquara.
Respeitado pelo seu posicionamento na entidade e uma das grandes lideranças do agronegócio regional, o ex-diretor nos últimos tempos já vinha enfrentando problemas de saúde, contudo sua disposição em continuar trabalhando e lutar contra a doença, tornaram-se sinônimos de admiração e respeito à própria vida. Ele era viúvo e deixa os filhos Henrique, Fernanda, Heloísa e Otávio.
Em nota a diretoria do sindicato lamentou a perda do antigo diretor, mencionando que ele sempre foi uma pessoa amiga e deixa um legado de trabalho e honradez na sua atividade sindical e também insere uma página de participação ativa no processo de desenvolvimento do agro em toda a região.
Henrique foi velado a partir das 13h30 no Memorial Fonteri e sepultado às 17h30 no Cemitério São Bento.
O presidente Nicolau de Souza Freitas reconhece a dedicação que o produtor sempre teve dentro do setor e o trata como pessoa amiga, de princípios éticos irretocáveis e que tê-lo por um bom tempo na diretoria foi um orgulho: “Seus conhecimentos e experiência contribuíram de forma decisiva no crescimento da entidade; e o que ele deixa a todos nós são os exemplos de muito trabalho e dignidade”, comentou o presidente.
Marcelo Xavier Benedette, atual diretor financeiro do sindicato, lembra que anos atrás substituiu Henrique Augusto Somenzari na secretaria da entidade: “Ele nos orientou muito no desempenho da função; metódico, organizado, ele sempre teve a nossa admiração e ele a partir de agora deixa em cada um de nós grande saudade”.
Henrique Augusto Somenzari fez parte da 10ª diretoria do Sindicato Rural, eleita em 1995. Nesta eleição ele começou a ter importante papel, quando chamado por Nicolau de Souza Freitas que simultaneamente assumia a presidência da entidade. Somenzari era suplente na composição diretiva ao lado de outros companheiros que tinham a mesma função: Gerôncio do Amaral, Sidney Vanuchi, Hélio Segnini e Ricardo Magnani.
Na 12ª diretoria do sindicato ele passou a ocupar o cargo de membro do Conselho Fiscal Efetivo, cumprindo mandato no período de 2001 a 2003; em 2010, Henrique passou a ser o 1° secretário do Sindicato Rural, onde se manteve até 2018, como diretor social. Foram longos anos de bons serviços prestados ao setor rural.