Home Cidade

Com baixa adesão, Prefeitura inaugura feira popular na Orival Ramalho

“Agora precisamos que esses comerciantes tenham clientes", afirma Damiano Neto em entrevista ao Canal Direto da Prefeitura

207
Feira popular sempre com baixa adesão de público

Na manhã do último sábado (6), a Prefeitura de Araraquara inaugurou a Feira Popular na passarela Orival Ramalho, próximo ao Terminal Central de Integração de Araraquara. O evento contou com a presença de representantes do poder Executivo e Legislativo.

A Feira Popular abrigará 15 empreendedores, selecionados por meio de chamamento público, que ocuparão os estandes comercializando seus produtos, que incluem artesanatos, acessórios, eletrônicos, utensílios para casa, entre outros.

No local, uma considerável movimentação de servidores municipais prestigiou a iniciativa do governo municipal. Houve, no entanto, pouca participação popular no local, enquanto que na Rua Nove de Julho manteve o fluxo de clientes circulando pelas ruas.

A proposta da Prefeitura de Araraquara foi viabilizar um ambiente para vendedores ambulantes que outrora ocupavam a rua Nove de Julho (dentre outras do centro da cidade) evitando de concorrerem com os donos das lojas físicas da região central. Para isso, foram investidos cerca de R$ 300 mil. Alguns empresários consideravam “injusta” a comercialização dos ambulantes em frente às lojas, uma vez que os empresários precisam pagar encargos considerados altos, enquanto que alguns vendedores autônomos muitas vezes nem possuíam inscrição de pessoa jurídica.

Prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT-SP), acompanhou a inauguração da feira acompanhado de sua Secretária da Saúde, Eliana Honain (PT-SP).

Visitando a feira, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT-SP), acompanhado da Secretária da Saúde, Eliana Honain, cumprimentou gentilmente cada empreendedor, ouvindo as demandas e buscando soluções. 

Vendedor Lucas Souza, famoso “calopsita da Espanha”, posa em frente à sua barraca ao lado da filha.

Dentre as promessas de melhoria estão a criação de uma cobertura na passarela e a abertura do Terminal Central de Integração. Lucas Souza, conhecido como “calopsita da Av. Espanha”, comentou que falta um banheiro e um espaço com torneira para lavar as mãos. Também compartilhou sua insegurança. “Não tem segurança ainda. Quando não tinha nada já tentaram invadir”, afirmou como forma de justificar a baixa quantidade de itens expostos nas prateleiras.

Luis Carlos, ao lado de sua barraca na feira popular.

Luis Carlos, autônomo, ficou feliz com a barraca onde poderá vender fixamente suas mercadorias. Ele está na expectativa de que em breve as promessas de melhorias serão cumpridas e trarão muitos clientes para o local.

As primas Natália e Juliana Matos possuem um food-truck de cachorro-quente há um ano e de forma itinerante, participam de eventos e param em diversos pontos da cidade. Elas estiveram no local apostando na inauguração.

Natália e Juliana Matos em frente ao seu food-truck “Hot-dog das Meninas”.

Para Michele, recepcionista da autoescola próxima ao Terminal de Integração pensa que a iniciativa até foi positiva, mas que o local não possui fluxo de pessoas. “Ter um local para eles (ambulantes) é importante, mas com a devida qualidade e segurança do local. A grade é baixa, a estrutura é de baixa qualidade e o ponto não tem movimento”.

Em entrevista ao programa Canal Direto, da Prefeitura de Araraquara, o Vice-prefeito e Secretário do Trabalho, Damiano Neto (PP-SP), reforçou a importância da população aderir ao projeto. “Agora precisamos que esses comerciantes tenham clientes, inclusive eles estão trabalhando muito para que os clientes da Rua 2 se dirijam até lá e conheçam esse novo espaço. A semente foi plantada e esperamos que se desenvolva com um bom trabalho. É bom lembrar que quando esses comerciantes estavam na ilegalidade, fizemos todos os cursos no Sebrae e incentivamos o empreendedorismo, o que é algo que deve ser valorizado. Hoje eles são praticamente empresários, são empreendedores”, definiu Damiano.

Para atrair o público, a Prefeitura de Araraquara está oferecendo programações artísticas e culturais nos dois primeiros sábados do mês, além de publicação nas redes sociais dos canais oficiais do Executivo. O funcionamento da feira popular é aos sábados, das 10h às 14h.