Home Destaques

Ferroviária vence o São Paulo e lidera provisoriamente o Brasileirão Feminino

Com uma jogadora a menos, Guerreiras Grenás vencem a Soberanas por 1 a 0, na Fonte Luminosa, e encerram tabu; equipe faz melhor campanha de sua história no atual formato da competição

45
Crédito: Cárila Covas/Ferroviária SAF

A Ferroviária se reabilitou dentro do Brasileirão Feminino. Na tarde deste sábado (27), as Guerreiras Grenás venceram o São Paulo pelo placar de 1 a 0, em partida disputada na Fonte Luminosa, pela 13ª rodada.

O único gol do jogo foi marcado por Patrícia Sochor aos 36 minutos do primeiro tempo, em belo chute na entrada da área, colocando a bola no canto direito da goleira Carlinha sem chances de defesa.

Na primeira etapa, o time araraquarense foi superior e conseguiu ter maior volume de jogo. Já as Soberanas chegaram pouco no ataque, mas tiveram chance de abrir o placar em chute venenoso de Aline Milene, carimbando o travessão.

Já no segundo tempo, a história foi diferente. As Guerreiras ficaram com uma jogadora a menos aos 22 minutos. Eudmilla, que havia recebido cartão amarelo por falta, acabou o segundo por reclamação e foi expulsa. Porém, a equipe soube suportar a pressão são-paulina e pôde se reencontrar com a vitória.

Com o resultado, a Ferrinha pôs fim ao jejum de três anos sem vencer o time da capital. A última vitória aconteceu em 2020, por 2 a 1, também pelo Brasileirão. Depois, foram sete jogos, com cinco vitórias são-paulinas e dois empates.

Além do triunfo que coloca a equipe na liderança provisória com 30 pontos, a equipe obteve a melhor campanha de sua história dentro da primeira fase no atual formato de disputa. Antes, o melhor desempenho nesta fase aconteceu em 2020, quando conquistou 29 pontos, com nove vitórias, dois empates e quatro derrotas. Em 2023, até o momento, são 10 vitórias e três derrotas em 13 jogos disputados.

Na próxima rodada no Brasileiro, a Ferroviária enfrentará o Cruzeiro, segunda-feira (5/6), às 19h, no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte.

Antes, a equipe tem duelo diante do Realidade Jovem, terça-feira (30/5), às 17h, na Fonte Luminosa, pela quinta rodada do Paulistão Feminino.