Importante curso de capacitação profissional foi realizado em 23, 24 e 25 de maio, na Fazenda Entre Rios, em Boa Esperança do Sul. Nos três dias foram 24 horas de aulas, seguindo a metodologia da Norma Regulamentadora – NR 31.7. Desta feita, os trabalhadores passaram pelo curso que mostra a forma com que o trabalhador deve manusear corretamente o uso do agrotóxico.
A instrutora Maira Lacativa Lui, do Senar, comentou que em um curso assim o trabalhador é orientado a realizar a prevenção de acidentes de trabalho no campo, seguindo a legislação trabalhista em vigor, através da manipulação segura de defensivos agrícolas.
Os cursos reivindicados pelas empresas junto ao Sindicato Rural são realizados de forma gratuita, já que o objetivo é dar formação aos trabalhadores ou atualizar técnicas empregadas na aplicação dos agrotóxicos.
O engenheiro agrônomo João Henrique Souza Freitas, coordenador regional do Senar SP, assegura que a Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de maneira a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com segurança e saúde e respeito ao meio ambiente.
Ele lembra que, as novas tecnologias possibilitam a produção de fitossanitários mais seguros, mas como os trabalhadores do campo têm contato com eles regularmente, precisam receber o conhecimento sobre o uso correto e seguro que exigem. Os empregadores rurais têm consciência dessa questão e buscam cada vez mais a capacitação dos trabalhadores.
Na Fazenda Entre Rios, no encerramento do curso os participantes receberam um certificado de capacitação e se tornaram aptos a ingressar no mercado de trabalho ou assumir outra função mais elevada no próprio local onde trabalham.
Quem participa do curso, justifica o coordenador, será capaz de prevenir acidentes de intoxicação com agrotóxicos, com base nas determinações da Norma Regulamentadora 31 (NR-31, do Ministério do Trabalho). “Com o seu esforço, você será capaz de reconhecer os princípios legais de utilização e as medidas para utilizar de forma segura esses produtos. Você deve compreender a importância de manipular adequadamente produtos com agrotóxicos, além de estar apto a encontrar e entender as principais informações nos rótulos e bulas”, lembrou.
O curso tem sido destinado as pessoas ligadas ao meio rural ‒ produtores, filhos de produtores, trabalhadores rurais, profissionais do setor, prestadores de serviço, parceiros e outras pessoas cujas atividades mantêm vínculo com o setor rural -, que estejam de alguma forma expostas a riscos, como o transporte de defensivos agrícolas, por exemplo.