O fim de semana foi embalado pelo Araraquara Rock! Três dias de shows marcaram o evento da Prefeitura de Araraquara que reuniu roqueiros de todo o país. Um total de 6.800 pessoas prestigiou as bandas de Araraquara e de todo o país, sendo estas selecionadas por edital e também convidadas.
Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e FUNDART – Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara – em parceria com o SESC Araraquara e apoio da Rádio Hot Mix, o Araraquara Rock é um festival solidário, com entrada gratuita e arrecadação de alimentos não perecíveis. A organização estima a arrecadação de 700 Kg de alimentos que serão destinados à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
A estimativa de público nos três dias de evento foi de 6.800 pessoas. A coordenadora executiva de Cultura, Carolina Guimarães, acredita que em sua 20ª edição, o festival fez história e tornou-se uma referência na cena do rock. “Sempre contando com maciça adesão do público, o Araraquara Rock recebe pessoas de várias cidades durante os 3 dias de programação. A plateia é composta por todas as faixas etárias, vemos famílias com crianças, o que mostra um evento feito de forma totalmente segura, pacífica e sem ocorrências, com muita música boa! Para além da qualidade dos shows e momentos marcantes a cada edição, o evento sempre resulta em grande arrecadação de alimentos.”
Já o curador do Araraquara Rock 2023, Flávio Plex, conta que o festival teve um número altíssimo de posts marcando o evento. “Pessoas felizes, emotivas, dizendo que sonhos foram realizados, o material do merchandising das bandas praticamente esgotou. As bandas ficaram extremamente felizes. Feedback muito bom de 100% delas. Hoje eu acordei com várias mensagens de agradecimento por ter proporcionado também a muitas das bandas, a realização do sonho que era tocar no fest.”
A programação teve início na sexta-feira no SESC Araraquara, com show da banda Tuatha de Danann, responsável por fazer uma abertura mais que especial para o festival com seu folk metal. Aproximadamente 800 pessoas passaram pelo show no SESC. A banda de Varginha – fundada em 1994 – é tida como uma das principais bandas brasileiras de heavy metal e fez um show que animou o público, mesclando a magia da cultura e da musicalidade celta com elementos da música brasileira.
Depois, no “sábado da brutalidade” – marcado pela programação de shows mais pesados – a programação passou a ser realizada no Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira, na Vila Melhado. O público lotou o Teatro de Arena nos dois dias, sendo a capacidade estimada para 3 mil pessoas. Sábado contou com a participação das bandas: Umbral, Kill for Nothing, Toxic Death, Corréra, Rotborn, Eskröta e Project46.
No domingo, a programação foi marcada por shows de diferentes estilos do rock, indo do dark metal até folk rock, passando por post punk, rock alternativo e progressivo, fechando com heavy metal. Participaram: Unrealism, Ananda, Pluggit, Der Baum, Jimmy & Rats, John Wayne e Allen Key.
Sem registro de acidentes, o Araraquara Rock 2023 demonstrou mais uma vez que a cidade tem um público animado quando o assunto é rock’ n roll! Ainda, cidades de toda a região marcaram presença na programação, além das bandas oriundas de diversos Estados do país.