Na noite do último sábado (22), a Ferroviária se garantiu na fase mata-mata do Brasileirão Série D 2023 ao vencer o Operário-MS por 1 a 0, em partida realizada na cidade de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, pela última rodada.
Logo após o triunfo, o treinador grená, Alexandre Lopes, falou sobre a classificação à próxima fase. A equipe conseguiu a última vaga do Grupo A7, ficando na quarta colocação, somando 20 pontos.
“Entramos para o jogo da vida da gente este ano. Jogo extremamente difícil e deixou a gente ansioso, querendo resolver o jogo logo no primeiro minuto. Isso atrapalhou um pouco, mas conseguimos ter maturidade e resiliência para conseguir sair com a classificação”, declarou Lopes a Rádio Educativa, de Campo Grande, após a partida.
Na rodada, a Locomotiva precisaria vencer o Operário e torcer para que CRAC-GO ou Inter de Limeira fossem derrotadas para conseguir a classificação. A equipe de Catalão acabou perdendo em casa para o eliminado Cascavel-PR, de virada, por 2 a 1.
Outro fator foi a irregularidade do zagueiro Lucas Barboza, do CRAC, que havia jogado por três equipes em três competições nacionais, o que não permitido no regulamento da CBF. A equipe corria riscos da perda de pontos mesmo conseguido a classificação ao é isso poderia garantir a Ferrinha na fase mata-mata através da Justiça.
Agora, o foco passa a ser o Hercílio Luz-SC. O Leão passou na liderança do Grupo A8 com 29 pontos. Por isso, o primeiro duelo entre as equipes acontecerá na Fonte Luminosa, enquanto o jogo decisivo será disputada no Anibal Torres Costa, em Tubarão. As datas e horários das partidas serão divulgadas em breve pela CBF.