A Ferroviária marcou presença no 1º Fórum Brasileiro de ESG no Futebol, que aconteceu na última segunda-feira (7), no Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo.
ESG é a sigla, em inglês, para governança social, ambiental e corporativa. A diretora de futebol feminino das Guerreiras Grenás, Nuty Silveira, participou da roda de conversas no painel “Desafios do Futebol – Assédio aos Atletas de Base, Futebol Feminino e a Violência Contra a Mulher”.
“Tem poucas mulheres no mercado, mas tem poucas porque elas não enxergam que isso pode ser uma carreira. Então, neste sentindo, a gente começou a dar oportunidade, a dar preferência. Desde 2019, nós temos mulheres como técnicas e, desde 2017, temos mulheres dentro da gestão do clube”, destacou a diretora em entrevista ao sportv.
Estiveram presentes nas atividades do Fórum os pentacampeões mundiais com o Brasil Cafu e Edmilson; o tetracampeão mundial com o Brasil, Mauro Silva; o presidente do São Paulo, Julio Casares; Mauro Naves, da ESPN; Paula Freitas, da FIFA; Marcelo Carvalho, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol (por vídeochamada), Renata Motta, da IDBrasil e Museu do Futebol, entre outros.
Com o aumento de clubes-empresa no futebol nacional, as práticas de ESG, antes mais restritas ao mundo corporativo, devem definitivamente ser incorporadas ao mundo do esporte. Segundo um estudo do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o termo ESG teve aumento de buscas de 2.600% nos últimos quatro anos.
O Fórum contou com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Pacto Global e está na programação de comemoração dos 15 anos do Museu do Futebol.