ELEIÇÃO EM SÃO PAULO
A cidade de São Paulo já experimentou de tudo quando se trata de eleger o seu comandante, o prefeito. Entre outros, foi de Jânio Quadros a Paulo Maluf… Até o infeliz Celso Pitta, chegou a dirigir, pelo voto, a Capital. Na disputa de 2024, rivalizam o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) – meio anódino, de centro que cai para a direita, mas que ainda não disse a que veio, apesar de possuir bastante apoio – e outro de extrema-esquerda, Guilherme Boulos (PSOL).
BOULOS NA FRENTE
Por enquanto Guilherme Boulos sai na frente com 32% das intenções pelo DataFolha, no início da corrida. O prefeito Ricardo Nunes, com os cofres cheios, mas não anda, aponta apenas 24% dos sufrágios. A jovem deputada Tábata Amaral (PSB) desponta com 11% e Kim Kataguiri (UB) tem 8%; Vinicius Poit (Novo) 2%, Brancos e Nulos 18% e 5% estão indecisos. Com relação à rejeição, Boulos tem 29% que não votariam nele e o prefeito Nunes é rejeitado por 26%.
APOIOS INCÔMODOS
Em termo de apoios, São Paulo vai reproduzir um pouco do quadro de polarização da eleição presidencial. Nunes tem apoio de mais partidos, mas cai nos braços de Jair Bolsonaro. Cerca de 68% não votariam num candidato apoiado pelo ex-presidente, contra 37% que não votariam no candidato de Lula (Boulos) e 37% desprezariam o candidato de Tarcísio de Freitas (Rep). Nunes tem 23% de aprovação, contra 24% de reprovação e 49% de muro do regular. Difícil!
DELAÇÃO PREMIADA
O ministro Alexandre de Moraes (STF) recebeu na quarta (06/07), proposta de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, o faz tudo de Jair Bolsonaro, preso e investigado por falsificar dados de vacinação do ex-presidente – sua filha e de sua própria família – e, especialmente, no inquérito que trata da tentativa de resgate das “Joias das Arábias” doadas à família de Bolsonaro e mais ainda por vendê-las e resgatá-las depois no exterior.
AGORA É TARDE…
O acordo para ser validado precisa ser aceito e homologado por Alexandre de Moraes. Para isso ser feito é necessário que o Ajudante de Ordens do ex-presidente, apresente o que tem de novo, além das investigações em curso e quais provas pretende oferecer. Como Mauro Cid se calou até agora para não entregar o chefe, fica difícil acreditar que ele tenha mais provas do que a Polícia Federal já colheu. Se Cid entregar tudo, dificilmente Bolsonaro escaparia à prisão.
REFORMA MINISTERIAL
Faz três meses que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se debruça para promover uma minirreforma no seu Ministério para agradar o bloco Centrão e ampliar a sua base de apoio na Câmara dos Deputados. Sai a ministra Ana Moser e entra em seu lugar o deputado André Fufuca (PP), no Ministério dos Esportes. No Ministério dos Portos e Aeroportos, sai o ministro Márcio França (PSB) e entra o deputado Silvio Costa Filho (Rep). França vai para o novo Ministério das Micro e Pequenas Empresas. Ainda tem a CEF e diretorias desejadas pelo PP.
DESCONTENTAMENTO GERAL
Lula conseguiu com a sua minirreforma desagradar gregos e troianos e não tem a garantia de que terá na Câmara dos Deputados os votos para seus projetos. Republicanos e PP se dizem independentes (e não agraciados). O presidente conseguiu desagradar também o PSB e toda a sua bancada de 15 deputados. O mesmo aconteceu com o próprio PT que viu Ana Moser ser desprestigiada. Há ainda ameaças de desfiliação do governador Tarcísio de Freitas e outros.
AFAGO A LULA
Ao anular as provas obtidas nos acordos de leniência da Odebrecht na Lava Jato que levou a prisão de Luiz Inacio Lula da Silva, retirando-o da corrida presidencial de 2018, o ministro Dias Toffoli (STF), promoveu afagos e elogios desnecessários ao atual presidente da República e, ao mesmo tempo, macula a Justiça brasileira ainda que ela tenha incorrido em falhas graves já apontadas por muitos. Por outro lado, nega a corrupção no Governo petista e Petrobrás.
MUNIÇÃO À CORRUPÇÃO
Toffoli escreveu: “a prisão de Lula foi uma armação. O ovo da serpente dos ataques à democracia” e “um dos maiores erros judiciários da história do país”. Determinou à Advocacia-Geral da União que apure responsabilidades e atos ilegais dos agentes públicos. É notório que juízes e procuradores tramaram, forjaram provas, mas será que não há nada a ser aproveitado no trabalho? E os cerca de R$ 6 bilhões devolvidos, não são reais? É munição pura à corrupção!
TRAGÉDIAS CLIMÁTICAS
Estamos todos comovidos e solidários com a tragédia no Rio Grande do Sul, cujo Ciclone causou fortes chuvas e alagamentos em pelo menos 77 cidades e o número de mortes subiu para 41, com 43 feridos e 46 desaparecidos. Sou contra qualquer tipo de moral, mas quando governos e sociedades vão entender que somos os responsáveis por tudo isso? Especialistas e militantes alertam todos os dias que a natureza está revoltada e dando o seu troco. O Brasil e o mundo vivem todos os dias as tragédias climáticas. Paremos de agredir a terra, de desmatar!
“DÍVIDA IMPAGÁVEL”
Roberto Massafera, leitor/colaborador da Seção, nos enviou um vídeo do psicoterapeuta Léo Fraiman: “Estamos contraindo uma dívida impagável e insanável com as próximas gerações ao distribuirmos celulares aos nossos filhos e outras tecnologias sob o argumento de que eles se educarão para o futuro tecnológico. Isso é ser legal, não leal. Os filhos do Vale do Silício e empresários da tecnologia não estudam em escolas tecnológicas ou usam celulares. Só aqui”.
AFE PARA CIMA
O time feminino da Ferroviária, um dos melhores do país e do mundo, fraqueja ante grandes times quando não coloca como objetivo vencer uma partida! Venceu bem o São Paulo no Morumbi e quase fica fora da final ao tentar manter o resultado anterior, na Fonte. Contra o Corinthians, jogou bem o primeiro tempo, defendeu, atacou etc. e quase perde no segundo, ao cansar e se abalar. Meninas, entrem no jogo com o objetivo da vitória para dar certo, sempre!
GRANDES FEITOS
A AFE das meninas só tem grandes feitos: Campeã Paulista, bi campeã do brasileirão, campeã da Copa do Brasil e bi da Libertadores. É muito feito para uma equipe nova. Mas a base linda e investimentos falam por si, parabéns! Já o time masculino, apesar de alçado ao C do Brasileiro, na maioria das vezes deixa a desejar. Cai aqui, cai acolá. Mas de certa forma, sua diretoria, tem sua parcela de culpa: usa mais o time em benefício próprio do que realmente investe nele!