O espetáculo “Toré”, com Kariri Xocó (AL/SP), é a grande atração desta segunda (25), às 21h, no Espelho D’Água do Câmpus da Unesp Araraquara. A entrada é gratuita.Na língua dos Kariri-Xocó, TO significa canto, o RÉ significa sagrado. Sendo assim, o Cacique Yradzù Kariri Xocó nos explica a importância do cantar e dançar com o som sagrado, pois dessa forma é possível emanar o som sagrado para o universo, o que traz fortalecimento, cura e também prosperidade em todos os sentidos.
“O Toré não é só cantar e nem só dançar, é sentir a vibração da terra, da água, do fogo do ar que são elementos que existe dentro de nós e é pelo Toré que despertamos esses elementares dentro de nós: batendo com os pés no chão, assim acordando a mãe Terra para que ela possa despertar e fortalecer a nossa energia de baixo para cima”.
O Toré traz essencialmente a dança que é o movimento das águas, ou seja, um convite para deixar fluir toda a energia que existe dentro de cada um de nós, pode ser experienciado a partir de uma perspectiva lúdica, valorizando a alegria contida nas danças, na energia gerada naturalmente quando um coletivo de pessoas se reúnem, evocam e reverenciam a magnitude da vida.