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Natura vende The Body Shop para Aurelius por US$ 254 milhões

A empresa brasileira de cosméticos, Natura &Co, anunciou na terça-feira (14) que assinou um acordo vinculativo para vender sua subsidiária The Body Shop ao investidor privado Aurelius Group em um negócio avaliado em 207 milhões de libras (254,32 milhões de dólares).

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Natura anuncia lucro líquido do terceiro trimestre teria sido de 745 milhões de reais

De acordo com a Natura, o acordo inclui uma compensação potencial de 90 milhões de libras, e tanto o preço de venda quanto a compensação serão pagos dentro de cinco anos após o fechamento do negócio.

Este é o segundo grande desinvestimento da Natura este ano, no âmbito de uma reestruturação organizacional mais ampla, na sequência do acordo anunciado em abril para vender a marca de luxo Aesop à L’Oréal por 2,53 bilhões de dólares.

A venda da The Body Shop foi “outro passo importante no novo ciclo de desenvolvimento da Natura &Co para desbloquear valor significativo”, disse o CEO da Natura, Fabio Barbosa, em comunicado. “Reorientada, desalavancada e mais ágil, a Natura &Co poderá agora concentrar-se totalmente em sua principal experiência de venda relacional na América Latina, ao mesmo tempo em que continua a otimizar a presença da Avon International”, comentou Barbosa.

Em agosto, a Natura anunciou que seu conselho de administração a havia autorizado a buscar “alternativas estratégicas” para a The Body Shop, incluindo uma possível venda seis anos após ter comprado a marca da L’Oréal. A empresa iniciou negociações exclusivas com Aurelius no mês passado.

A Natura cresceu rapidamente através de aquisições de alto perfil, incluindo a de The Body Shop, Aesop e Avon International, mas acabou tendo problemas de rentabilidade, o que a levou a iniciar, no ano passado, uma busca no ano passado por “disciplina” e desalavancagem para voltar a obter lucros.

No terceiro trimestre, a Natura &Co registrou um lucro líquido de 7 bilhões de reais (1,43 bilhão de dólares), em comparação com um prejuízo de 560 milhões de reais um ano antes, impulsionado pela venda da Aesop. Sem esse desinvestimento, segundo a Natura, o lucro líquido do terceiro trimestre teria sido de 745 milhões de reais.