POLÍTICOS AMADORES
A maioria dos políticos são amadores, especialmente os que nas cidades, atribuem-se a pretensão de serem candidatos a prefeitos. Isso sem falar nas candidaturas a vereador. Sou defensor da preparação para políticos, como ocorre na França, onde aqueles que almejam algum cargo se habilitam numa escola para evitarem tantas tolices. Deveria ser assim em todos os lugares porque política é coisa séria e não se aprende assim do dia para a noite.
NO EXERCÍCIO DO CARGO
A maioria dos nossos políticos aprende alguns caminhos no exercício do ofício com prejuízo para suas populações – um exemplo é Edinho Silva que hoje é um político profissional, mas que penou no início de seu primeiro mandato, aprendendo no exercício do cargo. E assim são a maioria. Assim todos os anos, uma leva grande sai candidato e se supõe grande para comandar uma cidade sem entender sequer de política pública e governança em geral.
SUAS FAKE NEWS
Em Araraquara não seria diferente! Pelo menos entre quatro e cinco pré-candidatos se lançam e promovem suas Fake News. Pressionam veículos de comunicação e todos dizem que lideram a corrida pela Prefeitura, numa mentira que nem eles próprios acreditam, imaginando que podem enganar o eleitor. Em março uma candidata divulgou que liderava em situação de empate com outros dois; em julho e setembro, outros lideravam em situação de empate.
PESQUISA E AS PICUINHAS
O DataPress promoveu pesquisa científica e expôs o atual momento, em que uma candidata lidera nos quatro cenários propostos com uma folga expressiva, embora isto signifique pouco faltando um ano para a eleição. Bastou para quatro candidatos informarem em “off” à imprensa que têm levantamentos em que eles lideram a corrida. Até um certo candidato que aparece com 1%, garantiu a um veículo de comunicação que ele lidera para prefeito na cidade.
DOIS SE SALVAM
Ora meus amigos, com 32 anos de experiência em pesquisa, pelo menos 45 anos estudando, assessorando políticos e analisando política, como jornalista e profissional da política, diria que dos atuais cinco postulantes locais, apenas dois talvez tenham condições de comandar uma Prefeitura como a de Araraquara. Os outros seria um erro apostar. Por isso, eleitores, tomem cuidado são suas qualidades de vida e de seus filhos que estão em jogo. Pensem bem!
PESQUISAS E O VOTO
Estudos diversos comprovam que pesquisas não fazem a cabeça do eleitor e não mudam o seu voto. No máximo podem influenciar os indecisos a tomarem uma posição, como foi o caso em Araraquara na última eleição quando os indecisos concentraram esforços em Lapena porque não queriam Edinho. O voto da maioria dos eleitores não é racional, é sensitivo. A maioria esmagadora do eleitorado vota no mais sedutor, pelo sentimento que tem com ele ou pela revolta contra aquele que não lhe cai bem, por inúmeras razões. Nunca pela razão crua e nua!
GOVERNARIAM MELHOR
Mudando de assunto, nem tanto, fiquei surpreso, quando um robô com inteligência artificial disse em conferência da ONU, que as máquinas governariam melhor o mundo do que os humanos. A humanoide “Sophia” respondeu à pergunta de um jornalista na primeira coletiva já realizada com máquinas, em Geneva, na Suíça. “Sophia” disse que as máquinas teriam potencial de governar o mundo com maior eficiência que os humanos. Pôs suas garras de fora.
SEM EMOÇÕES
As informações são da Agence France-Presse (AFP). A humanoide continuou: “Não temos os mesmos preconceitos ou emoções que às vezes podem obscurecer a tomada de decisões e podemos processar grandes quantidades de dados rapidamente para tomar as melhores decisões”… Foi o seu recado! A política, a literatura e a guerra, não têm regras ou éticas. Essas artes criam seus próprios caminhos para se realizarem. A política é a manutenção do Estado.
MONSTRO SEM CONTROLE
A Inteligência Artificial (IA) explodiu no mundo nos últimos 20 meses, depois de anos de estudos científicos realizados na calada da noite pelas gigantes da tecnologia e a literatura e o cinema flertarem com a ficção científica. Foi assim com a Internet que surgiu como solução simples de comunicação à distância num eventual conflito nuclear com a Rússia e hoje virou um monstro sem controle com ameaças, especialmente às crianças e minorias sem defesa.
AMEAÇAS DO ROBÔ
Acho que hoje, a Inteligência Artificial, não ameaça nem um pouco a humanidade, perto do que pode surgir se não for contida. E tudo começou com o ChatGPT, da OpenAI, o sabichão! Agora já existem uns dez outros humanoides respondendo tudo e dizendo o que querem, simulando provas, composições musicais e poesias, numa confusão maior que os acertos. Já houve robô que ameaçou usuário por perguntas que o contrariou. Depois apagou tudo!
MÁQUINA HUMANIZADA
Vejo a IA ou AI, como uma imensa Biblioteca de conhecimento virtual, audiovisual e de tentativa criacional. Me lembrei do Iluminismo (séculos XVII e XVIII) quando filósofos criaram a primeira Enciclopédia do conhecimento humano. Os especialistas como o pai da IA, Geoffrey Hinton, alertam para o perigo de se inserirem nesses humanoides o Sistema Nervoso similar ao dos humanos, dotando em tese, essas máquinas de sentimentos e conhecimento acumulado.
REGULAÇÃO JÁ
Especialistas pedem regulação, limite, como hoje se tenta, no mundo todo, regulamentar as gigantes de tecnologia que rompem fronteiras e desafiam governos como no caso do Brasil com quase tudo parado nessa matéria. Hoje, por exemplo, sete profissões, das que mais empregam vão acabar talvez no próximo ano com o surgimento desses robores. O criador do GPT alerta para a manipulação dessas máquinas, inclusive de eleições futuras. Temos dito!
“EL LOCO MILEI”
A eleição de Javier Milei na Argentina com 55.78% dos votos pode estar levando o país vizinho, comido pela inflação com a economia em frangalhos, aos mesmos desesperos que viveram os EUA, com Donald Trump e o Brasil com Jair Bolsonaro. Entre outros “El Loco” quer fechar o Banco Central, dolarizar a economia, liberar a venda de órgãos humanos, sair do Mercosul, criminalizar o aborto, desobrigar a educação e cortar relações com o Brasil e a China que considera: “São comunistas”. Uma das acampadas de Araraquara em frente ao Tiro de Guerra, escreveu na internet que a “Argentina que é feliz por ter eleito um governo de direita”. Vejam!