Guia Completo para Administrar Adequadamente Micro e Pequenas Empresas: Estratégias Práticas para o Sucesso Empresarial – O Planejamento Empresarial.
Introdução:
O mundo empresarial está cada vez mais competitivo, a legislação tributária brasileira é complexa, especialmente para micro e pequenas empresas. Diante disso, é fundamental que haja uma administração adequada da empresa, para que a mesma seja prospera, longeva, sustentável e lucrativa.
Pensando nesse cenário, elaboramos um guia semanal com o propósito de oferecer uma visão abrangente e prática, apresentando dicas e estratégias para torná-la muito mais eficiente.
Nesta série de artigos, abordaremos todos os principais aspectos da administração, do planejamento até a gestão de crises e inovação, de modo simples e direto, expondo as melhores práticas de gestão, que são fundamentais para a estruturação empresarial. A cada semana um novo tópico fundamental, explorando a fundo como alcançar o sucesso nos negócios.
Os artigos serão divididos da seguinte maneira:
- O primeiro artigo exploraremos o tema “Planejamento Empresarial”.
- O segundo será sobre o tema “Finanças e Contabilidade”.
- O terceiro sobre “Marketing e Vendas”.
- O quarto artigo e tema será sobre “Gestão de Pessoas.
- O quinto sobre “Operações e Logística”
- E finalizando, o sexto artigo, teremos o tema “ Gestão de Crises e Inovação”.
O Planejamento Empresarial:
Toda a reestruturação de uma empresa deve ser iniciada pelo planejamento empresarial, ele é o ponto principal para que se faça uma boa administração. O planejamento proporciona uma visão clara dos objetivos e metas, contribuindo para a criação de estratégias eficientes e identificando os recursos necessários para alcançá-los, de modo que a empresa não apenas sobreviva, mas prospere.
As principais vantagens associadas a um bom planejamento empresarial são:
Visão e direção;
Tomadas de decisões embasadas;
Atratividade para investidores e financiadores;
Gestão Eficiente de Recursos;
Antecipação de Problemas;
Definição de Metas e Indicadores de Desempenho;
Motivação e Envolvimento dos Funcionários;
Adaptação às Mudanças do Mercado;
Avaliação do Desempenho;
Para a elaboração do planejamento empresarial, os primeiros passos a serem estabelecidos devem ser o estabelecimento de (1) Visão, Missão e Valores, (2) utilizar a Matriz Ansoff para definir estratégias de crescimento, (3) utilizar a Análise SWOT para avaliar os pontos fortes e fracos da organização, e enfim (4) estruturar um modelo de plano de negócios.
Abaixo explicarei resumidamente alguns detalhes sobre esses elementos:
Visão: é o que se deseja ver realizado na empresa, não necessariamente como ela está hoje, mas a definição completa do que seria o projeto da empresa, uma visão inspiradora orienta a empresa na direção certa.
Missão: é o conjunto de ações e atitudes que a empresa adota, ou gostaria de adotar, com o objetivo de realizar a visão, a missão está relacionada à razão de existência da empresa, definindo o propósito fundamental do negócio.
Matriz de Ansoff: que analisa o mercado de atuação e os serviços e produtos oferecidos, a partir desses pontos, formular estratégias de penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos e serviços, e diversificação.
Análise SWOT: onde é possível avaliar forças, fraquezas, oportunidade e ameaças, com essas informações é possível compreender melhor seu ambiente interno e externo, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva.
Estruturar um Plano de Negócio: tenha um plano de ação personalizado para seu negócio, estruturando metas tangíveis, estratégias bem definidas e projeções financeiras realistas, obtendo um roteiro claro par ao futuro da empresa.
É importante ressaltar que o planejamento estratégico não é um processo estático, e sim dinâmico, e conforme o mundo dos negócios muda e seu segmento evolui, suas estratégias devem ser flexíveis e capazes de se adaptar a esses novos cenários. Para tanto, possuir um planejamento eficaz realizando análises e adaptações constantes é necessário, tornando a tarefa de rever metas e fazer os ajustes, indispensáveis.
O planejamento estratégico, é uma valiosa ferramenta para todas as empresas que buscam crescimento e sustentabilidade, abrindo caminhos e alicerçando o progresso, possibilitando as empresas o alcance de seus objetivos.
Portanto, recomendo que as empresas dediquem esforços na elaboração de um bom planejamento, e espero que essa série de artigos possa ajudar a iniciar uma nova jornada rumo a estruturação dos negócios.
*Leonardo Paganini é Contador Bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão da Qualidade Total e Gestão de Projetos, é professor universitário na área de Contabilidade, Auditoria, Perícia e Gestão de Negócios. Atua também como empresário nas áreas de contabilidade (Pinheiro Contabilidade) e consultoria. Escreve para o RCIA.
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