Quem diria que, através da música, existem formas de uma proximidade ainda mais forte com Deus. A definição não é tão simples e nem seria com exatidão o têrmo mais coerente para expressar o grau de relevância dessa interação entre os sons de violinos, flautas, violoncelos e outros instrumentos, tidos como uma ferramenta eficaz para a adoração congregacional.
É assim que o “Irmão” Paulo Queiroz Pinto se expressou nesta semana ao receber em sua residência no Jardim Morumbi, em Araraquara, alguns integrantes do GEM (Grupo de Estudos Musicais) que se reúnem para estudar e aperfeiçoar os conhecimentos musicais gratuitamente.
Ao RCIA, o evangélico explicou que “em cada igreja da Congregação Cristã do Brasil existe um GEM para o ensinamento e o aprendizado da música, estudada assim, graciosamente. “Alguns, por opção se aperfeiçoam em conservatórios e outros em escolas particulares, mas a grande maioria aprende a música nos GEMs, e quem ensinam são os instrutores, músicos oficializados e preparados para ensinar voluntariamente sem nenhum ganho financeiro por isso”.
Na verdade, disse ele “o objetivo final é criar um ambiente propício para a comunhão com Deus e o fortalecimento da fé dos irmãos. A propósito, no meio evangélico os seus participantes estão habituados se chamarem uns aos outros de irmão, forma respeitosa de haver o entendimento cristão. Em Araraquara, a exemplo do que ocorre no mundo todo, a Congregação Cristã, é uma comunidade religiosa inteiramente fundamentada na doutrina e Fé apostólicas contidas no Novo Testamento da Bíblia Sagrada.
Não existe um líder, cada igreja possui um encarregado de orquestra local, como se fosse um maestro, responsável pelos músicos daquele templo; também tem os encarregados de orquestras regionais, que são responsáveis pela parte musical de algumas igrejas ou regiões e nas grandes cidades.
Para ele, o único objetivo da orquestra da Congregação Cristã no Brasil e das igrejas que professam a mesma fé e doutrina em outros países é auxiliar a irmandade no cantar dos hinos, de louvores e súplicas a Deus, ou seja, não faz apresentações, shows ou exibições de talentos.
Muitas vezes, pequenos grupos se reúnem para tocar na casa de irmãos com o intuito de louvar a Deus e levar alegria com seus instrumentos aquele lugar, mas jamais para exibições, shows ou apresentações.
Atualmente, a orquestra da Congregação Cristã no Brasil, é a maior do mundo, possuindo aproximadamente 600 mil músicos.
A Central da Congregacao Cristã no Brasil em Araraquara está localizada na Vila Xavier, em Araraquara, fundada há 54 anos, em 19/05/1970.