Vitória e Palmeiras medem forças neste domingo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para as 18h30 (horário de Brasília), no Barradão, em Salvador.
De volta à Série A após cinco anos, o Vitória vai a campo embalado pelo título da Série B de 2023 (primeira conquista nacional do clube), além de levar o Campeonato Baiano 2024 diante do Bahia. Para abrir o Brasileirão em alta, o Rubro-Negro também tem ao seu lado o fator casa, já que não perde no Barradão há 23 jogos e carrega a sua segunda maior invencibilidade na história.
O Palmeiras é o atual bicampeão nacional e busca algo inédito em sua história: o tri consecutivo. O time acabou de atingir este feito no Campeonato Paulista, após bater o Santos na decisão. Já disputando a Libertadores, a equipe de Abel Ferreira rodou o grupo e venceu o Liverpool, do Uruguai, na última quinta-feira.
O VITÓRIA
Após semana livre para treinos e sem problemas de lesão dos seus principais jogadores, Léo Condé deve repetir a escalação titular que foi a campo na final do Campeonato Baiano. O treinador passa a contar com seis reforços recém-contratados e que não puderam ser inscritos no estadual (Luan Santos, Léo Naldi, Reynaldo, Jean Mota e Luiz Adriano), além de Bruno Uvini, último a chegar e já regularizado. Todos começam a partida no banco de reservas.
Time provável: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK; Willian Oliveira, Dudu e Rodrigo Andrade; Matheusinho, Osvaldo e Alerrandro.
Desfalques: Everaldo e Felipe Vieira (em recuperação de lesão);
O PALMEIRAS
O técnico Abel Ferreira não deve contar mais uma vez com Zé Rafael, que se recupera de uma lombalgia. Mayke e Endrick, poupados no jogo da Libertadores, podem voltar à equipe titular na estreia do Brasileirão. Caso o técnico opte por voltar ao esquema com três zagueiros, um dos atacantes perderia a vaga para o retorno de Luan aos 11 iniciais.
Time provável: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Lázaro (Luan), Endrick e Flaco López.
Desfalques: Dudu (cirurgia no joelho direito), Bruno Rodrigues (cirurgia no joelho direito), Zé Rafael (lombalgia).
ARBITRAGEM
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistente 1: Alex dos Santos (SC)
Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA/PR)
OS JOGOS DESTE DOMINGO
• 16h: Vasco da Gama x Grêmio
• 16h: Atlético Goiás x Flamengo
• 16h: Athlético Paranaense x Cuaibá
• 16h: Corinthians x Atlético Mineiro
• 16h30: Cruzeiro x Botafogo
• 16h30: Vitória x Palmeiras