Home Destaques

Homem em surto mobiliza Polícia Militar e fecha o trânsito da 9 de Julho nesta quinta-feira

A brilhante ação da Polícia Militar não apenas salvou uma vida, mas principalmente, impediu que as consequencias fossem mais graves. Alcançamos o nosso objetivo, comentou o Coronel Coelho, responsável pela operação que mostrou o poder de negociação dos militares em situações desta natureza.

4
Em alguns momentos as negociações foram cercadas pela tensão, face o movimento no local

Na Rua 9 de Julho, região do Jardim Primavera, em Araraquara, viaturas da Força Tática, ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do SAMU se concentraram no começo da noite desta quinta-feira (02) para atendimento de um caso de surto envolvendo um homem, que estaria sozinho no interior da sua residência. Em função da delicada operação o trânsito precisou ser desviado para a realização do trabalho.

Na entrevista coletiva dada após a finalização da ocorrência, a ação dos policiais foi tida como extremamente positiva. O Capitão Coelho relatou que foi estabelecido um grau de confiança com a pessoa, trazida para um local seguro e onde ele pediu para fazer um contato com um familiar.

Capitão Coelho e o brilhante trabalho da sua equipe

Inicialmente, segundo o Capitão Coelho, da Polícia Militar – quando foi recebido o chamado para atendimento da ocorrência, imaginou-se que seria um caso de violência doméstica. No entanto, na chegada da viatura – o fato era de um homem que estaria em surto no interior da sua casa. Assim, a situação passou a ser tratada de uma forma diferenciada, ou seja a negociação.

Com o andamento das negociações e o poder de convencimento do negociador o homem foi convencido a deixar a residência, sendo levado por uma equipe do Corpo de Bombeiros para atendimento em um hospital. Durante as tratativas a Polícia Militar chegou a acionar o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) e segundo o Capitão Coelho a situação foi contornada pois temos também profissionais especializados na questão, sempre em busca do melhor resultado.

Durante a coletiva com a imprensa, o oficial da Polícia Militar ressaltou e enalteceu o preparo da equipe: “Cada policial que estava aqui na ocorrência tinha o mesmo objetivo. Somos preparados para o controle de algumas ações do ser humano e se chamada a Polícia Militar vai agir de forma técnica”.

Ele ainda procurou explicar que nem sempre é possível o controle de todas as coisas, mas que confiar no trabalho da Polícia Militar de Araraquara é uma necessidade, pois não faltará empenho e dedicação da nossa corporação.