Começou ontem (quarta-feira) mas é hoje (30) que Matão vive um dos seus mais importantes eventos: as ruas enfeitadas de Corpus Christi, uma tradição paulista.
Matão se preparou para sediar uma das maiores celebrações do país, o Corpus Christi, que reúne fiéis, artistas, turistas e trabalhadores em momentos de reflexão, devoção, fé e amor à arte. Com o tema da “Eucaristia: sustento da vida sacramental”, os preparativos para a edição deste ano já foram finalizados, com destaque para a programação cultural e religiosa, coloração das dolomitas, principal matéria-prima utilizada na confecção dos tapetes e a confecção dos moldes para os desenhos dos tapetes.
Desde o início do ano, as equipes da Prefeitura de Matão se reúnem com representantes da Igreja Católica, artistas, voluntários, clubes de serviço e prestadores de serviços para elaborar minuciosamente todos os detalhes da festa. Essa celebração anual sempre alcança recordes de público, atraindo milhares de visitantes para a cidade.
“Há uma grande colaboração e alinhamento entre todos os envolvidos para assegurar que cada detalhe transcorra conforme planejado. O Corpus Christi é a essência de Matão, um patrimônio cultural que, devido à sua história, inspira os participantes deste planejamento e a execução dos primeiros passos da celebração com cuidado e entusiasmo, como se fosse a primeira vez. São 76 anos de tradição, e cada edição se destaca de forma única.”, citou o prefeito Cido Ferrari.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Antecipando as atividades religiosas do feriado, no dia 29 de maio, já foram apresentadas as atrações culturais com a abertura da Feira de Flores e Plantas de Holambra (Expoflor), na praça Alfredo de Paiva Garcia e na sequência, os shows no palco Viva Cultura, na Rua do Esquenta.
Durante o feriado, na quinta-feira (30), próximo à igreja Matriz, a Feira de Artesanato acontecerá na praça “Dr. Leônidas Calígula Bastia”, no Centro, a partir das 6h00, com a participação de mais de 70 artesãos. Já a Casa da Cultura estará aberta ao público, com exposições e apresentações. Os shows na praça da Alimentação, na Rua Rui Barbosa, ocorrerão das 9h00 às 14h00 e outras manifestações artísticas estão programadas pelas ruas.
“O misto entre a programação religiosa e artística e cultural é um componente importante da festa, pois ela é pensada para atender diferentes públicos em 24 horas ininterruptas de evento, e assim como na edição anterior, neste ano, a Prefeitura prepara uma diversidade de atrações, além de toda a estrutura da festa”, citou o secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi.
PREPARO DO MATERIAL PARA OS TAPETES
O tingimento das dolomitas é uma etapa crucial, pois proporciona as cores vibrantes e dos desenhos elaborados nas ruas. Ao todo, mais de 70 toneladas de Dolomita foram preparadas, junto aos diversos moldes de ferragem que formam os desenhos dos tapetes por onde passa a procissão.
“A cidade de Matão se transforma em um cenário de fé e beleza, onde a Prefeitura e a Comunidade Católica trabalham juntas para criar uma experiência única aos participantes. No entanto, o ponto alto dessa tradição reside ao momento em que Jesus percorre as ruas durante a procissão sobre os tapetes confeccionados para recebê-lo. São 12 quarteirões, e a diversidade e combinações das cores e a qualidade dos desenhos desempenham um papel fundamental nesta produção”, enfatiza o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.