O DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara divulgou através de nota nesta quarta-feira (19) que a nossa cidade pode conviver com situações críticas no fornecimento de água se as atuais condições climáticas persistirem nos próximos dias.
Já prevendo tais dificuldades o departamento exige a atenção de todos para o elevado consumo de água registrado na última semana. No mês de maio, conforme apontou o site climatempo.com.br, a chuva média foi de 57 mm em nossa cidade, porém, choveu apenas 12 mm, o que representa quase 80 % a menos de chuva para a média normal do mês.
A nota segue afirmando que, já em junho, o mesmo site apontou uma chuva média de 36 mm, e até hoje, dia 18, foi registrado zero milímetros de chuva em Araraquara, ou seja, um saldo negativo de 100% para a normalidade de chuvas esperada no mês.
O Monitor de Secas da Agência Nacional das Águas – ANA (https://monitordesecas.ana.gov.br/), também sinaliza uma piora nos indicadores, e consequente aumento da área com seca moderada no estado de São Paulo.
Este déficit hídrico devido à pouca quantidade de chuvas, explica o DAAE, também pode ser observado nos quatro primeiros meses de 2024 (janeiro, fevereiro, março e abril), contabilizando um déficit nos volumes de chuva de 40% a menos, se comparada à média do mesmo período nos anos de 2022 e 2023.
Mais adiante o Daae comenta que capta e trata 35% de toda água distribuída em rios existentes no município e, com a pouca quantidade de chuva neste ano de 2024, principalmente em maio e junho, as represas de duas, do total de três captações, já apresentam redução significativa de volumes, o que pode impactar diretamente no fornecimento de água de até 85 mil usuários dos serviços.
No final da nota, o DAAE faz um apelo à população: “Colabore com a cidade e o meio ambiente. Economize e use a água potável de forma racional”.