Home Cultura e Lazer

RCIA mostra como organizar uma festa junina de última hora em família

A Festa Junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. De última hora, como organizar uma festa assim, que possa agradar a todos.

0
Tudo pode sair muito bem em se tratando de última hora (Foto: FG Trade/divulgação istock)

Por todo o mês de junho não se fala em outra coisa, é festa junina para todo lado. Para não deixar passar a festa de família em branco, você sugeriu organizar o arraiá, ou então todos sugeriram que você organize por ter habilidade com decoração e planejamento. A tarefa foi aceita com sucesso, mas muito em cima da hora, e os recursos são limitados, então você se questiona por onde começar.

Listamos aqui algumas das principais preocupações juninas que impedem de visualizar a festança e como resolvê-las, para que já consiga sentir o cheiro da pamonha sendo servida.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Nessa etapa são listados aqueles recursos que definem se uma festa vai ocorrer. O primeiro deles são as pessoas. São elas que vão movimentar o evento, reconhecer todo o esforço utilizado para o planejamento e até dar sugestões valiosas que farão diferença na organização do  arraiá.

Coloque na primeira lista, ou planilha, todas aquelas pessoas que podem estar presentes no festejo. É sempre bom definir um número máximo de convidados e de gastos, para que o momento de festejo não seja seguido por meses de dificuldade financeira.

Também é bom fazer uma pesquisa de preços para estimar valores máximos a serem usados no aluguel do espaço para a festa, nas comidas, na decoração e nas apresentações culturais, como atrações musicais. A cada gasto feito, o valor disponível deve ser atualizado.

Peça opiniões para garantir que não está deixando passar nenhum gasto importante ou gastando muito com algo que não é tão relevante.

ESPAÇOS E DECORAÇÃO

Mesmo que a lista de convidados não seja muito extensa, é preciso pensar que, além das mesas dos convidados, é importante ter espaço para a mesa das comidas, para o palco, barraquinhas de comidas e brincadeiras, se houver, e para as quadrilhas. Salões de festa podem não ter o dia disponível para reserva, dependendo da data escolhida, por isso alugar uma chácara é uma boa alternativa.

Esses locais podem ser um pouco mais afastados e ter quartos para facilitar a estadia de convidados. Para moradores de São Paulo, chácaras em locais como Suzano, Mogi das Cruzes e Araraquara são boas opções.

Para adiantar o planejamento da decoração, o organizador ou organizadora pode fazer pesquisa de floricultura em Mogi das Cruzes, citando um dos exemplos. Lembrando que as flores e bandeirolas sempre enchem de cores as festas juninas.

Itens que muitas pessoas não veem valor ou que ficam abandonados boa parte do ano também podem ser usados na decoração, diminuindo custos. Alguns deles são tecidos xadrezes, florais, chapéus de palha e até mesmo a palha do milho.

COMIDAS

As comidas podem ficar sob a responsabilidade de uma equipe contratada, de familiares que levam jeito na cozinha, ou cada prato e bebida  pode ser trazido por um convidado. Em qualquer um dos casos, é importante verificar antes se há algum participante da festa que tenha intolerâncias ou seja vegano ou vegetariano.

Assim que esses detalhes forem verificados, já é possível montar um cardápio diversificado e montar uma lista de ingredientes para comprar, caso os pratos sejam montados na cozinha do local ou pelos organizadores. Com essa lista, é possível ir às compras com mais confiança em não extrapolar o orçamento.

CONVITE

Uma festa pode ser criativa e surpreendente para os convidados a partir do momento da entrega dos convites. Para que eles tenham uma aparência que já traga o clima de festa junina, não é preciso contratar nenhum designer, basta conferir aplicativos de edição, que já contam com modelos prontos em fotos e vídeos para serem modificados.

Durante a criação do convite, é necessário pensar na forma como vai ser distribuído, se vai ser entregue pessoalmente, enviado no WhatsApp, ou postado em redes sociais, por exemplo.

É importante deixar alguns combinados destacados no convite como a necessidade de levar algum prato e se precisa ir vestido ou vestida a caráter, por exemplo. Podem ser dadas sugestões de figurinos, como roupas de estampa xadrez ou no estilo country.

Outro combinado que pode ser feito é a marcação de ensaios para quadrilha, assim como a playlist da festa e da apresentação.