Home Destaques

Papa cria nesta quarta-feira a Diocese de Jaú e nomeia dom Francisco seu primeiro bispo

Com a nova diocese, o número de circunscrições eclesiásticas no Brasil chega a 280, sendo 220 dioceses. A de Jaú terá 47 Paróquias, atendidas por um clero de mais de 60 padres, 20 diáconos permanentes.

0
A nova diocese em Jaú e o primeiro bispo, Dom Francisco Carlos da Silva

Nesta quarta-feira (26), a Nunciatura Apostólica informou que o Papa Francisco erigiu a nova Diocese de Jaú (SP), com território inteiramente desmembrado da Diocese de São Carlos.

O Papa nomeou como primeiro bispo Dom Francisco Carlos da Silva, de 68 anos, oriundo do clero da Diocese de São Carlos. Dom Francisco atualmente é bispo de Lins (SP), e anteriormente foi Bispo de Ituiutaba (MG).

Na diocese de São Carlos, diz a nota da Nunciatura Apostólica, entre vários cargos exercidos, foi Administrador Diocesano em 2006 após a transferência de Dom Joviano de Lima Júnior para a Arquidiocese de Ribeirão Preto, em abril do mesmo ano.

Dom Francisco Carlos da Silva nasceu em 30 de setembro de 1955 em Tabatinga, Diocese de São Carlos, no Estado de São Paulo. Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário diocesano de São Carlos e os de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP).

O 1° primeiro bispo Dom Francisco Carlos da Silva, recebeu a ordenação sacerdotal em 11 de dezembro de 1982 e foi incardinado na Diocese de São Carlos tendo exercido os seguintes cargos: vigário paroquial em Itápolis-SP; administrador paroquial e depois pároco em Itaju-SP; pároco de São Sebastião em Borborema-SP; responsável da Pastoral Juvenil; coordenador de Pastoral da Região Pastoral IV; coordenador diocesano de Pastoral; vigário geral; vigário episcopal para a Região Pastoral IV; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; cônego da Catedral e presidente do Capítulo Diocesano; administrador diocesano; diretor do Arquivo Diocesano e membro da Comissão do Patrimônio Cultural da Diocese.

Ponto alto da sua carreira religiosa foi ser nomeado Bispo de Ituiutaba em 19 de setembro de 2007 foi, recebendo a ordenação episcopal no dia 22 de novembro seguinte. Em 30 de setembro de 2015 foi transferido para a Diocese de Lins.

A nova diocese em Jaú, integrará a Província de Campinas e será sufragânea da Arquidiocese de Campinas, sendo parte da regional Sul 1 da CNBB.

O seu território abrangerá 15 municípios com uma extensão territorial de 6.018,531 Km² e população aproximada de 434.783 habitantes. Contará com os seguintes Municípios e seus distritos: Jaú, distrito de Potunduva, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itajú, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, distrito de Curupá, Borborema, Itápolis, distrito de Tapinas, distrito de Nova América. Comporão a nova diocese 47 Paróquias, atendidas por um clero de mais de 60 padres, 20 diáconos permanentes, com a presença da Vida Religiosa e Consagrada e um laicato comprometido.