Um incêndio de grandes proporções destruiu no final da tarde desta quarta-feira (31) em Araraquara uma grande parte dos materiais recicláveis coletados pela Cooperativa Acácia no Altos de Pinheiros, em Araraquara.
É neste local que está localizado o espaço contendo máquinas que realizam a separação dos materiais coletados em ruas e residências do município. O incêndio aconteceu em um dos barracões e o fogo se alastrou rapidamente.
A Cooperativa Acácia de Araraquara está completando em 2024, 18 anos de história. Atualmente a cooperativa é formada por 196 catadoras e catadores que trabalham em condições dignas, pois dispõe de infraestrutura adquirida ao longo dos anos, além de receberem da Prefeitura Municipal pelo serviço de educação ambiental, coleta porta a porta, triagem, administração de ecopontos e destinação final dos resíduos. Nesta quarta-feira os cooperados lamentaram o ocorrido.
De acordo com informações colhidas pelo RCIA, a cooperativa existe para proporcionar aos catadores de materiais recicláveis de Araraquara condições dignas de trabalho, representá-los junto ao poder público e sociedade civil, lutando por seus direitos de participantes da cadeia da reciclagem.
A cooperativa também tem como objetivo operacionalizar a coleta, beneficiamento e destinação dos resíduos sólidos recicláveis em todo o município de Araraquara, incluindo os catadores de maneira digna neste processo.