A Raízen e a Vertoro, uma biorrefinaria scale-up holandesa, anunciaram hoje a assinatura de um Acordo de Desenvolvimento Conjunto (JDA, do inglês Joint Development Agreement) com o objetivo de aumentar o valor agregado da lignina por meio de sua conversão em biocombustíveis avançados para os setores marítimo e de aviação, produtos químicos e materiais.
A Raízen, a maior produtora mundial de Etanol de Segunda Geração (E2G), gera quantidades substanciais de lignina como um subproduto de suas operações celulósicas. A empresa prevê uma capacidade de produção de lignina de 1,5 milhão de toneladas (base úmida) em suas sete plantas de E2G anunciadas e duas em operação. Isso representa uma oportunidade única para desenvolver novas soluções baseadas em resíduos e de baixo carbono.
A tecnologia inovadora da Vertoro, Goldilocks®, transforma quimicamente a lignina em um produto puro, com baixo teor de enxofre, altamente processável e de baixo peso molecular, adequada para uma ampla gama de aplicações de base biológica (bio-based).