Clássico da dramaturgia criado por Maria Clara Machado em 1955, “Pluft, o fantasminha” ganha uma encantadora e inédita adaptação para o Teatro de bonecos pelas mãos da renomada Cia Polichinelo.
A estreia do espetáculo, que fica em cartaz no mês todo, ocorre neste final de semana, no Museu do Boneco, com sessões no sábado (2), às 15h, e domingo (3), às 11h. Os convites custam R$ 15 e podem ser comprados, antecipadamente, pelo WhatsApp 16 33116885.
Com direção de Márcio Pontes, a montagem traz ao público um fantasminha que vive em uma casa velha e tem medo de gente. Certo dia ele recebe a visita de um pirata malvado que quer roubar o velho tesouro do Capitão Bonança Arco Íris! Será que o fantasminha vai dar um jeito de afugentar esse vilão? Porém, ele também terá que salvar a menina Maribel, sequestrada pelo pirata!
Segundo Pontes, a peça usa técnica de marionetes, sendo uma aventura direcionada aos pequenos e contém todos os elementos necessários para uma boa história: um vilão malvado, marinheiros, fantasmas e muita confusão.
“A delicadeza da trama, os bonecos expressivos, o cenário lúdico e uma trilha sonora fantástica, aliados à uma manipulação primorosa, fazem desta montagem uma opção sem igual para os pequenos! Pluft é sempre atual. É a nossa forma de dar vida à um trabalho que marcou a carreira de muitos atores. É uma adaptação, claro, mas mantém-se fiel à ideia original de Maria Clara Machado”, pontua.
OFICINA
Ainda domingo, também no Museu do Boneco, só que às 10h, a equipe do espaço comanda uma oficina que ensina a confeccionar um chapéu de pirata, artigo ligado a história do espetáculo. O convite também custa R$ 15.
“Atividades dessa natureza trabalham a imaginação ao produzir fantoches que servem para contar e criar histórias”. O Museu do Boneco fica na Rua Carlos Gomes, 3527. Para mais informações, o telefone de contato é 16 3311.6885.
Ficha técnica
“Pluft, o fantasminha”
Direção e adaptação: Márcio Pontes
Com Julia Flores, Tania Gomes Mendonça, Rafael Pacchiega, Pedro Araújo e Márcio Pontes Sonoplastia e Iluminação: Filipe Rojas
Bonecos e Cenários: Cia Polichinelo de teatro de Bonecos